Irmãos, estou aqui de novo, o velho motorista. Hoje, em vez de falar sobre aquelas obras-primas chamativas de ouro de criptônio, vamos falar sobre sentimentos.
Acho que naquela época, quando eu estava no ensino médio, eu ia ao fliperama depois da escola e jogava "Red Fortress" e "Contra". Uma moeda poderia durar uma tarde inteira. Não havia jogos para celular naquela época. Havia jogos para celular, como o Big Brother, que podiam quebrar nozes. Mais tarde, "Red Alert" e "StarCraft" apareceram gradualmente. Quatro computadores em um dormitório jogavam RTS online, e as pessoas da casa ao lado faziam tanto barulho que bateram na porta e reclamaram. Pensando nisso agora, a felicidade daquela época era tão pura. Depois de uma batalha, minhas palmas estavam suadas.
Naquela época, o RTS era um trabalho técnico, incluindo microgerenciamento, sequência de construção e contenção de tropas. Você ficou com vergonha de dizer que sabia tocar sem centenas de horas de prática.
Mais tarde, os smartphones se tornaram populares e os jogos para celular começaram a explodir, mas a maioria deles eram batalhas baseadas em cartas, por turnos e automáticas, permitindo que você terminasse as coisas aos poucos. O RTS, um tipo que requer operação em tempo real e pensamento tático, está quase extinto nos jogos para celular. Por que? Como a tela do celular é pequena e a precisão da operação não é suficiente, o fabricante sente que ninguém vai brincar com ela.
Mas recentemente me deparei com algo chamado "Fleet Commander". Para ser sincero, rejeitei no início. Nos jogos de hoje, 648 cartas são sorteadas a cada jogada, e os nomes enganam bastante. Ao entrar, você verá que todos desligam com um clique. Mas este jogo é diferente. É um verdadeiro RTS marítimo. Você pode imaginar como é comandar porta-aviões, destróieres e submarinos no meu celular, ajustar a formação em tempo real, evitar torpedos e lutar contra o oponente com espadas e armas reais?
A equipe de desenvolvimento realmente entende de armas militares. A combinação de armas, o bloqueio do radar e a coordenação da formação são semelhantes aos jogados em “Age of Discovery” e “Red Alert” daquela época, mas são muito mais reais do que naquela época. Não é o tipo de pilha estúpida de poder de combate, mas a ênfase nas táticas. Por exemplo, se você usar um submarino para atacar furtivamente o porta-aviões adversário, deverá calcular a velocidade e o tempo de submersão, caso contrário ele será morto por aeronaves anti-submarinas quando flutuar. Esse detalhe é um detalhe que encanta os fãs militares veteranos.
livre! Sem dinheiro! Você pode acreditar? Hoje em dia ainda existem fabricantes que se atrevem a fazer jogos que dependem apenas de estratégia e operação. Eu tenho que dar um joinha no Xiamen Flash Game. Embora os gráficos definitivamente não sejam tão bons quanto as obras-primas do PC, jogar esse tipo de jogo em um celular superou minhas expectativas.
Pense na indústria de jogos ao longo dos anos, desde consoles vermelhos e brancos até fliperamas, até PCs, consoles e jogos para celular. A tecnologia está cada vez melhor e a qualidade da imagem está cada vez melhor, mas há menos inovação real na jogabilidade. Todo mundo está pensando em como ganhar dinheiro e como mantê-lo online. É muito raro conseguir se acalmar e fazer um jogo RTS para celular puro que teste sua inteligência.
Claro, isso não significa que os jogos de hoje sejam todos ruins. Também joguei jogos de realidade virtual e em nuvem, que são bastante novos. Mas sempre sinto que falta alguma coisa. Talvez seja a sensação de realização de “derrotei o adversário pela minha própria operação”. Neste jogo, finalmente consegui de volta.
Ok, chega de bobagens. Veteranos interessados podem pesquisar e tentar ser um verdadeiro comandante de frota. Lembro que quando jogamos “Alerta Vermelho” só podíamos construir tanques, mas agora podemos finalmente comandar uma formação inteira de porta-aviões. Isso não é melhor do que ter uma esposa com uma estatueta de papel? 😏
PS: Novatos, não entrem em pânico. Um motorista experiente irá guiá-lo. Construa primeiro um destruidor para explorar o caminho. Lembre-se de não colocar o porta-aviões muito à frente. Não me pergunte como eu sei. Vou derramar lágrimas se contar muito.