Quando eu era criança, agachava-me em frente ao computador vermelho e branco. Um jogo de “Ninja Gaiden” poderia ficar bloqueado por uma tarde inteira, e eu tinha que lembrar a senha para tentar novamente depois de morrer. Não houve defesas ou avisos naquele momento, era tudo uma questão de memória muscular e o desejo de não admitir a derrota. Mais tarde, no fliperama, colocamos moedas em “Dinosaur Fight” e “Famous General” para renovar nossas vidas, e o patrão nos olhou como se estivesse olhando para o Deus da Riqueza. Mais tarde, “Devil May Cry” e “God of War” no PS2 eram tão bons na mão que o cabo ficava coberto de polpa mesmo com movimentos repetidos.
Hoje em dia, os jogos para celular encontram caminhos automaticamente e desligam com um clique. Embora seja conveniente, sempre sinto que falta alguma coisa. Até ontem descobri o "Dragon Castle", um jogo de ação hardcore em 3D no TapTap. Toquei por três horas seguidas e meus dedos ficaram calejados, mas quanto mais tocava, mais ficava viciado. A teimosia de “você consegue sobreviver se tentar de novo” é exatamente a mesma que o “foda-se” que ele deixou escapar quando foi torturado pelos minions em “Dark Souls” e duvidou de sua vida, e finalmente derrotou o chefe.
Este jogo ganhou o Prêmio Blackstone de Melhor Jogo de Ação de 2019 e também foi considerado pela Nintendo para lançar uma versão Switch. Os desenvolvedores disseram que são “entusiastas de jogos de ação radicais” e eu acredito nisso. Dentro de meia hora de jogo, você saberá que pular, bloquear, esquivar, cada ação deve ser calculada de acordo com o número do quadro, e não há brincadeira alguma. Ao contrário de muitos jogos para celular hoje em dia, a tela está repleta de efeitos especiais, mas a operação é como pressionar uma calculadora.
O que me deixa ainda mais impressionado é que este jogo foi feito por uma pequena equipe em Suzhou chamada Tianhun Network. Foi nomeado para o melhor jogo independente no Tokyo Game Show em 2017 e só foi lançado oficialmente em 2019. Esse tipo de "luta contra as probabilidades" me lembra daqueles jogadores independentes que secretamente escreviam códigos na sala de informática. Eles não tinham dinheiro nem contatos e confiavam no sopro de "Quero fazer coisas divertidas".
Então, depois de ver isso, se você também sente falta da pura alegria de jogar - não assistir animações de enredo, não completar tarefas diárias, mas praticar a memória muscular com os dedos, gritar na frente da tela e depois rir para passar de nível - vá e experimente "Castelo do Dragão". Download gratuito, sem compras no aplicativo, puro jogo de ação. Garanto que você vai se lembrar da tarde em que apertou o controle do seu Famicom pela primeira vez. 🔥