图片
Para ser honesto, contei com cuidado e descobri que estou exposto a jogos para celular há cerca de dezessete ou oito anos. Do "Metal Roar" que pode ser jogado o dia todo no Nokia N73, aos jogos JAVA que floresceram no sistema Symbian, e agora às obras-primas 3D suportadas por vários motores, a forma dos jogos para celular é realmente avassaladora. Recentemente experimentei este jogo chamado "Survival Geometry" e de repente tive uma sensação maravilhosa de "voltar no tempo e ver o futuro" e queria conversar com meus velhos amigos.
Este jogo se passa no apocalipse zumbi e você é gerente de uma loja de armas. A jogabilidade é muito pura: contrate artesãos para fabricar equipamentos, envie uma equipe para coletar recursos e revenda-os para fazer a diferença quando os preços oscilam. Não há pop-ups de recarga que preencham a tela, nenhuma interação social forçada e até mesmo nenhuma resistência para retardar seu progresso. Para ser sincero, essa ideia de “tornar o core loop sólido” é considerada uma raça rara hoje em dia 🦄
Olhando para trás, dez anos atrás, os jogos para celular ainda dependiam de aquisições para um único jogador ou “taxas de suporte” para sustentar sua popularidade. Naquela época, todos estavam dispostos a pagar alguns dólares por uma pele de cobra porque ela poderia ser tocada por meio ano. Mais tarde, o capital entrou e muitas pessoas estavam cansadas do bombardeio de jogos de troca de pele, sorteio de cartas e fadiga. Agora é um pouco interessante – Survival Geometry, uma combinação de gerenciamento de luz + sobrevivência do Juízo Final, atinge apenas o ponto de equilíbrio de “tempo fragmentado + imersão profunda”. Quando estiver ocupado, você pode guardar a louça em dez minutos e, quando estiver livre, pode olhar para a casa de comércio e estudar a tendência dos preços por meia hora.
Para ser justo, esse design está, na verdade, mais próximo dos bons genes dos primeiros jogos para celular: voltado para a jogabilidade, e não para a ansiedade. O que é ainda mais raro é que o jogo não tenha nenhuma “batalha de guilda” ou “classificação” forçada. Todos os sistemas giram em torno da loja de armas. Cada artesão que você recruta tem sua própria personalidade, e as armas que eles criam afetarão as reações dos clientes na loja. Esse tipo de polimento de detalhes, no ambiente de fast-food de hoje, onde “você pode terminar sua rotina diária em três minutos online”, realmente lembra as pessoas dos dias lentos de jogar o “Jogo do Cairo”.
Eu sei que muitas pessoas pensam que os jogos para celular estão em declínio, mas olhando para a Survival Geometry e pequenas equipes como "Shanghai Orange Mo" onde está localizada, sinto que a indústria está voltando à racionalidade. As grandes empresas estão ocupadas acumulando materiais para divulgação e distribuição, enquanto as pequenas equipes utilizam métodos mais leves e sinceros para impressionar grupos específicos de pessoas. Essa pode ser a tendência do futuro: nem todo mundo precisa de um mundo aberto e de dezenas de horas de trama. Muitas pessoas só precisam de um “mundo pequeno” onde possam sair com tranquilidade e ocasionalmente fazer pequenas surpresas.
Finalmente, deixe-me dizer algo pessoal. Tenho trinta anos e tenho muito pouco tempo para me acalmar e jogar jogos de console todos os dias depois de sair do trabalho, mas sempre tenho que manter um jogo no meu celular que possa ser aberto a qualquer hora. Geometry of Survival é o tipo de produto complementar que você pode ligar no meio da noite devido à insônia, olhar para as cidades dilapidadas e os artesãos ocupados na tela e de repente sentir "Afinal, não pareço tão solitário". Talvez seja esta a razão pela qual os jogadores antigos persistem 🏚️🔧