Jogo Wargames Three Kingdoms 2 há mais de dois anos. Passei de um jogador novo a um jogador experiente que mal entende isso agora. Ainda tenho alguns sentimentos sobre o ambiente competitivo e o equilíbrio deste jogo.
Vamos falar primeiro sobre o ambiente geral. Este jogo é um jogo online de estratégia de xadrez de guerra SLG. Na verdade, a jogabilidade básica é a mesma dos jogos tradicionais de xadrez de guerra, que consiste em mover a grade, calcular posições e tomar a iniciativa. Mas, ao contrário do xadrez independente, as capacidades operacionais do jogador e a profundidade da escalação serão amplificadas no modo PVP. Especialmente em jogos de última geração, um jogo às vezes pode se arrastar por mais de 30 rodadas, e o resultado geralmente depende de um erro de posicionamento importante ou do momento de liberação da habilidade.
Acho que o equilíbrio atual do jogo é muito bom, pelo menos não há nenhuma situação extrema como em alguns jogos MOBA onde “heróis T0 não precisam ser banidos”. Existem muitos generais no tema dos Três Reinos, e o planejamento considerou claramente a relação de contenção no desenho numérico, como a supressão da cavalaria sobre os arqueiros e o contra-ataque dos lanceiros à cavalaria. Estas relações clássicas refletem-se claramente no xadrez de guerra. No entanto, em versões recentes, vários novos generais famosos tornaram-se supermodelos. Por exemplo, a habilidade “Provocação” de Jiang Wei combinada com o equipamento halo pode destruir a saída de duas unidades-chave do lado do oponente em uma rodada. Como resultado, muitas pessoas em cargos de alto nível escolhem diretamente Jiang Wei. Parece que eles ainda precisam ajustar o tempo de recarga da habilidade ou o consumo de mana.
Além disso, também vale a pena falar sobre o equilíbrio do sistema de equipamentos. O melhor equipamento neste jogo é obtido principalmente em masmorras em tempos difíceis e atividades por tempo limitado, mas a diferença de força entre os diferentes conjuntos é um pouco grande. Por exemplo, a série “Xuanwu”, com dupla resistência e tenacidade, pode resistir a danos duas a três vezes maiores quando usada por um tanque da primeira fila. Porém, o efeito de penetração proporcionado por alguns processos judiciais tem apenas valor fixo e o crescimento posterior não é bom. Isso fez com que muitos players tendessem a acumular equipamentos pesados, e a diversidade da produção final foi comprimida. Acho que a porcentagem de penetração do equipamento legal pode ser aumentada apropriadamente, ou alguns efeitos especiais semelhantes a “quebra de armadura” podem ser adicionados, para que o fluxo de saída puro possa ter um espaço mais estável para jogar.
Por último, quero queixar-me do mecanismo de correspondência. Embora o oficial tenha dito que pessoas com classificações semelhantes serão combinadas primeiro, na verdade, muitas vezes encontramos jogadores de uma única linha com equipes de várias linhas, e a escalação adversária muitas vezes pode restringir perfeitamente nossa equipe. Uma vez, encontrei o mesmo time três vezes seguidas. Sua formação incluía Lu Bu, Sun Ce e Zhuge. Com as três habilidades de ligação, nossa última fileira não aguentava mais. Espera-se que a proteção dos jogadores de linha única seja reforçada no futuro, ou que um mecanismo semelhante ao "banimento global" seja introduzido, de modo que pelo menos uma ou duas versões de generais poderosos possam ser desabilitadas em cada rodada para aumentar o espaço de jogo.
Em geral, a competitividade do War Chess Three Kingdoms 2 existe e o equilíbrio está melhorando constantemente. Contanto que os planejadores possam continuar a prestar atenção aos dados e ao feedback dos jogadores, tudo deverá ficar cada vez melhor. Se você também é um jogador que gosta de estratégia e operações, é melhor tentar, pelo menos não se sentirá muito forte por ser esmagado por números estúpidos 🐴