图片
Eu estava andando pela página inicial do fórum e vi alguém postando uma pergunta perguntando o que estava jogando recentemente. Estava pensando em recomendar um “gadget retrô” para vocês, jovens - “Super Fleet”. Não se apresse. Eu sei que todos vocês têm Genshin Impact, King of Kings e Chicken Game em seus celulares agora, com dezenas de gigabytes a cada passo. Para instalar um novo jogo no meu telefone quebrado, fiz backup de todas as fotos no disco na nuvem. Como resultado, o disco na nuvem me avisou que não havia espaço suficiente. Perguntei a ele se ele queria que eu salvasse minha esposa também. 🤦‍♂️
Voltando ao assunto, joguei “Super Fleet” por dois dias. Ei, é como jogar "The Age of Discovery" no fliperama. Lembro que ainda era 1994. Meu filho e eu matamos aula e fomos para o fliperama. Uma moeda poderia jogar “Salomander” por meia hora. Mais tarde, "Age of Discovery II" foi lançado. Enfrentamos a pequena TV de 14 polegadas e usamos o teclado para ajustar a nave para cima, para baixo, para a esquerda, para a esquerda e para a direita, e finalmente descobrimos o mapa mundial inteiro. Agora, este jogo para celular lista todos os navios de guerra da Segunda Guerra Mundial para você, como o Bismarck, o Yamato e o Enterprise. É mais abrangente do que os modelos de plástico que colecionei naquela época. A combinação gratuita de milhares de navios de guerra parece muito mais impressionante do que os únicos três navios do passado.
O que mais me entusiasma é a “hegemonia oceânica no nível do mapa mundial”. Agora você pode pensar que este é apenas um mapa um pouco grande, com vários cenários de países trocados, mas quando jogamos "Alerta Vermelho", o mapa era do tamanho de uma palma. Para construir um porta-aviões, foram necessários meio dia de pesquisa e desenvolvimento em laboratório. Agora, milhões de frotas estão bombardeando-se diretamente e milhares de navios são lançados. Já vi essa cena várias vezes em meus sonhos e fico babando quando acordo. As batalhas como a Batalha de Midway e os desembarques na Normandia foram restauradas de forma bastante convincente. Pelo menos eles não transformaram o porta-aviões em porta-aviões e voaram no céu. Agora dou um sinal positivo ao desenvolvedor por esse preço honesto.
Mas, dito isso, os jogos agora custam vários gigabytes por vez e você tem que esperar muito tempo pelas atualizações. Meu antigo telefone Android geralmente exibe "Espaço de armazenamento insuficiente, exclua jogos antigos". Apaguei as versões nostálgicas de "Tetris" e "Snake", mas elas ainda não cabiam e ficaram presas na memória. Acho que naquela época um disquete tinha 1,44 MB, e se eu instalasse o "Super Mario", também poderia adicionar "Contra" e "Red Fortress". Agora, um jogo tem mais palavras do que o número total de palavras escritas por todos os alunos da minha escola. E quanto à diversão? Para ser sincero, quanto mais jogo, menos entusiasmado fico. Naquela época, quando as Oito Taças de Vinho de Iori Yagami em “The King of Fighters” foram reveladas pela primeira vez, eu poderia ficar feliz durante as férias de verão inteiras; agora que tenho um navio de guerra SSR, basta tirar uma captura de tela e publicá-la no Moments e, em seguida, excluí-la silenciosamente.
Mas “Super Fleet” me fez sentir um pouco melhor. Não o força a gastar dinheiro (embora certamente o faça, mas você ainda pode aproveitá-lo gratuitamente). As batalhas de legiões e as guerras mundiais envolvem velocidade e estratégia reais. Ao contrário de alguns jogos, você só pode pagar por isso. Eu, uma pessoa com deficiência, confiei nas micro habilidades que aprendi em “StarCraft” e derrotei o chefe mundial com alguns novatos que tinham acabado de entrar. Eles me enviaram "666" e eu respondi "Achei que a velocidade da minha mão poderia ser 1v3 naquela época, mas agora só consigo arranhar a tela." Admito quando estou velho, mas minha felicidade ainda está lá.
Portanto, familiares, não fiquem olhando para essas centenas de gigabytes de bibliotecas de jogos o dia todo. Volte ocasionalmente para dar uma olhada nesses gadgets “pequenos, mas bonitos”. Você descobrirá que quanto menor o disco rígido, mais diversão você terá. Suba e construa uma legião, grite “Vamos, minha frota”, e depois ouça o zumbido quente do seu telefone, e sinta-se jovem novamente em suas memórias. Esqueça, vou manter o meu “Bismarck”. O navio tem que estar na oficina hoje. Infelizmente, assim como minha velha cintura, sempre chamo a polícia. 🛳️💨