Para ser honesto, recentemente fui exposto a muitas notícias sobre novos jogos para celular, com mundos abertos, gráficos de nível AAA e krypton gold para desenho de cartas. Estou deslumbrado com eles, mas sinto sempre que lhes falta um pouco da pura diversão dos jogos do passado. Hoje eu estava vasculhando os arquivos do meu antigo celular da era Symbian e de repente encontrei um jogo antigo chamado “Gene Code”, que de repente me lembrou de muitos eventos passados. Não estou me gabando, mas este jogo ainda pode ser jogado hoje e é um bom lugar para falar sobre alguns pontos interessantes no desenvolvimento de jogos para celular.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. A plataforma é 5.0. Sim, é um produto da era Symbian. O desenvolvedor é a Taoteng Interactive Technology. Naquela época, os pequenos fabricantes nacionais eram bastante inovadores. O modelo de carregamento era 0, que era totalmente gratuito. Isso era raro naquela época. Afinal, o mainstream naquela época era a assinatura de compra ou compra no aplicativo. O jogo leva você a ser um magnata interestelar no microcosmo. Você pode cultivar diferentes bactérias por meio de posicionamento, produção e atualizações, e desafiar-se a otimizar a configuração para ocupar o planeta. O assunto é muito criativo, combinando biologia e gestão de espaço. Embora a imagem seja simples, a sensação de realização de observar a colônia se espalhando aos poucos é realmente impressionante.
Olhando para as tendências de desenvolvimento de jogos para celular do “Gene Code”, penso em três pontos. A primeira é a evolução do modelo livre. Naquela época, os jogos de 0 yuan eram raros e todos estavam acostumados a gastar alguns dólares para comprar um jogo pequeno e jogá-lo até o fim. Agora, as compras gratuitas + no aplicativo se tornaram populares, mas muitos jogos projetaram o ouro criptônio de maneira muito grosseira e perderam o equilíbrio. Projetos como Gene Code, que são gratuitos, mas sem pontos convincentes, eram na verdade muito avançados naquela época. Eles confiaram na jogabilidade do próprio jogo para reter jogadores, mas agora ele se tornou um produto escasso. A segunda é a ascensão dos jogos inativos. Nos últimos anos, “desligar para cultivar a imortalidade” e “simular gestão” tornaram-se muito populares. Na verdade, o código genético está colocado no núcleo há muito tempo. As bactérias ainda se multiplicam depois que você está offline. Ao ficar online, você pode receber um prato para atualizar. Esta jogabilidade fragmentada é particularmente adequada para a plataforma móvel, mas nenhum grande fabricante a empacotou como um “MMO leve” naquela época. O terceiro é a singularidade do assunto. Hoje em dia, os jogos para celular são artes marciais, contos de fadas ou cartas bidimensionais. Obras como Gene Code, que combinam conhecimento científico e gestão estratégica, raramente são realizadas. Todos seguem o exemplo e o espírito de inovação regrediu.
Claro, este jogo também tem as limitações da época, como nenhuma rede social online, nenhum salvamento na nuvem e uma imagem granulada, mas a pura sensação de “você não consegue parar de jogar depois de jogar” é o que jogadores mais antigos como eu mais sentem falta. Não vou me gabar disso, mas a tecnologia de jogos para celular de hoje é melhor, mas muitos trabalhos são mais como mercadorias e carecem da intenção original de “começar pela diversão”. Se você jogou jogos da era Symbian ou está interessado em estratégia de posicionamento, você pode experimentar este jogo antigo e poderá sentir a sensação de ficar acordado até tarde para terminar os níveis.
Por fim, gostaria de dizer que a indústria de jogos para celular mudou muito nos últimos dez anos, dos blocos de pixels para a próxima geração, do autônomo para a forte interação social, das aquisições ao dinheiro grátis, mas bons jogos sempre dependem de jogabilidade e criatividade, e não de embalagens sofisticadas. Espero que no futuro haja mais trabalhos que façam as pessoas pensarem sobre isso continuamente, como Gene Code. 😊