Ainda me lembro que quando era criança economizei meio mês de mesada, corri até a cantina em frente à escola e olhei para a pilha de fitas cassetes piratas coloridas e meus olhos estavam retos. O patrão misteriosamente tirou um prato de “Super 100 em 1” e disse que tinha todos os tipos de jogos. Quando o levei para casa e liguei, 99 deles eram Tetris repetidos, exceto o 37, que era um pequeno jogo chamado "Fish Eat Fish" - sim, foi feito pela Nanjing Tiandou Interactive. A plataforma de corrida foi marcada como "5.0". Ainda não entendo o que significa 5.0. Talvez seja a versão do emulador GBA? De qualquer forma, não temos que escolher este ano, desde que possamos jogar.
Naquela época, quando os peixes comiam peixe, a qualidade da imagem só podia ser considerada no nível do mosaico. A baleia assassina bebê parecia um marshmallow achatado, e a imagem congelava ao engolir o peixe pequeno, mas o prazer de “comer um peixe menor que você em uma mordida” era simplesmente viciante. O que me lembro mais claramente é que havia um bug no jogo na fita pirata: às vezes, depois de engolir um peixe, ele encolhia repentinamente à medida que crescia. Fiquei com tanta raiva que dei um tapa no controle. Mas mesmo assim, eu ainda me revezava brincando com meu colega de mesa. Ele era responsável por esconder os peixes grandes e eu era responsável por comer os peixes pequenos. Cooperamos perfeitamente.
Pois bem, agora você pode encontrá-lo apenas pesquisando no seu celular. É um remake em alta definição, e até as decorações do aquário ficam brilhantes. A animação suave ao engolir peixes e o som das moedas de ouro tilintando, a juventude está de volta! Mas, para ser sincero, sempre sinto que falta alguma coisa - talvez seja a falta da emoção de “tocar e de repente bater” das fitas piratas, e da alegria de me espremer em frente à TV de nove polegadas com meus amigos do vizinho, comendo salgadinhos enquanto xingo “Por que esse peixe idiota fica me batendo?”
Algumas pessoas dizem que as fitas piratas são um vestígio da infância, mas acho que são apenas o filtro juvenil para nós, jogadores antigos. Sem aquelas fitas que custavam 10 yuans cada e tinham o nome errado impresso na capa, como teríamos a chance de conhecer esses jogos que ainda hoje sentimos falta? Quer o peixe coma peixe ou não, o que estamos a jogar não é um jogo, é um tempo que não pode ser devolvido. 🐬