Ainda me lembro daquele verão, dos dias em que me escondia debaixo das cobertas e jogava GBA secretamente. O enredo de Fire Emblem faz as pessoas chorarem, as masmorras de Zelda enlouquecem e Monster Hunter no PSP faz as pessoas baterem toda vez que a carruagem do gato... Hoje em dia, os simuladores de celular permitem que esses clássicos sejam jogados a qualquer momento, mas às vezes sempre parece que algo está faltando - por exemplo, a versão chinesa não está completa ou você deseja alterar o personagem oculto para experimentá-lo sozinho.
Recentemente descobri uma ferramenta gratuita chamada "Monkey Compiler Artifact", que é simplesmente uma boa notícia para jogadores nostálgicos. Ele pode ser executado em telefones Android e computadores Windows, descompilar o APK com um clique e, em seguida, editar diretamente o código smali, arquivos de recursos, AndroidManifest, etc., e recompilar a assinatura. O ponto chave é executar todo o processo localmente, sem a necessidade de conexão com a Internet, garantindo privacidade e segurança.
Imagine que você deseja adicionar uma função de cheat ao emulador PPSSPP do seu celular? Ou você deseja alterar a versão chinesa de um determinado emulador de GBA para o seu próprio layout de botão? Você pode alterá-lo manualmente usando esta ferramenta. Eu pessoalmente tentei. Alterei o tamanho da fonte da interface de um emulador NDS antigo para um tamanho maior, compilei e instalei diretamente. Funcionou perfeitamente. Essa sensação de conquista DIY me trouxe de volta à minha juventude.
Comparado com o console portátil original, só pudemos inserir um cartão para jogar a versão oficial. Agora, embora o emulador móvel seja conveniente, a versão chinesa de alguns jogos terá atrasos ou caracteres distorcidos. Usando o compilador Pohou, você mesmo pode reparar as texturas nos arquivos de recursos ou modificar a lógica smali para corrigir bugs. Para jogadores que gostam de brincar, esta ferramenta é muito mais cuidadosa do que os “modificadores de um clique” pagos do mercado – é totalmente gratuita, mas tem mais funções profissionais.
Claro, se você apenas joga, talvez não precise disso. Mas se você é como eu e gosta de mudar o jogo para se adequar à sua conveniência, ou deseja fazer patches chineses para jogos antigos, definitivamente vale a pena colecionar esta ferramenta. A única coisa a observar é que após a modificação, lembre-se de manter um backup do APK original para evitar erros de compilação e impossibilidade de abri-lo.
Resumindo, é recomendado a todo controlador nostálgico que deseja controlar sua própria experiência de jogo. Deixe essas memórias da juventude brilharem com nova vida na tela do seu celular. 🎮✨