图片
Ainda me lembro que, no verão do início de 2000, economizei meio mês para o café da manhã, corri até a lojinha em frente à escola e, com entusiasmo, tirei uma nota de dez yuans amassada em troca de uma fita GBA pirata com capa embaçada e um cadáver de barata dentro. Naquela época, o patrão sempre dizia misteriosamente: “Esse jogo pode ser jogado durante as férias de verão inteiras!” Então acreditamos e, quando voltamos para casa e conectamos a máquina, descobrimos que oito em cada dez jogos eram o mesmo jogo reformulado com um nome completamente errado.
No entanto, houve um jogo entre eles que realmente me manteve colado à tela durante todo o verão - foi o “Império Romano” que foi introduzido aleatoriamente em um jogo desconhecido. Embora o título da fita pirata tenha sido traduzido como “Imperador de Merda Romana”, isso não afetou em nada minha paixão por comandar milhares de soldados e conquistar cidades e territórios. Naquela época, eu não sabia nada sobre “competição entre servidores”. Eu só sabia usar a cavalaria para destruir formações inimigas em uma pequena tela e me gabar diante dos meus vizinhos.
Agora, na verdade, encontrei o jogo para celular “Império Romano” no meu celular. A cena de abertura imediatamente me levou de volta à tarde, quando eu estava sacudindo um ventilador elétrico quebrado e mastigando bolsas de gelo. 😭 O Império Romano no GBA original tinha apenas alguns tipos de soldados, e o mapa era do tamanho de uma palma. Você tinha que ler e escrever arquivos constantemente para se enganar dizendo que "estou operando um exército". A versão do jogo para celular é simplesmente incrível - dezenas de milhares de pessoas em batalhas em equipe, bate-papo por voz em tempo real, basta clicar no equipamento para instalá-lo instantaneamente e você não precisa mais ligar o pequeno interruptor na lateral do cassete para reiniciá-lo repetidamente como fazia no passado!
Falando em fitas piratas, o maior medo naquela época era a perda dos saves. Às vezes, quando o jogo está quase unificado, desligo o telefone e reinsiro o cartão, voltando diretamente para a sociedade original. Não havia "arquivo em nuvem" naquela época, então só pude pedir a bênção de Deus. Hoje em dia, a versão mobile do jogo oferece arquivamento com um clique e um pacote de presentes para iniciantes, que parece estar em um mundo distante. Mas, para ser sincero, aquele tipo de sentimento ritual quando os contatos metálicos do plug-in e do desligamento do cassete não estão em bom contato, e você sopra e insere-o novamente, tornou-se a marca mais autêntica da juventude.
“Império Romano” transplantou quase perfeitamente a tensão de “o inimigo está se aproximando da cidade e da última luta” na versão GBA daquela época. E com a adição de um sistema de formação estratégica, você pode realmente organizar a cavalaria, a infantaria e os arqueiros de acordo com suas próprias idéias, assim como as imagens sofisticadas de formação nas capas dessas fitas piratas. Enquanto brincava com ele, até senti que a tela do celular na minha frente era a tela refletiva suja do GBA SP daquela época, só que agora era maior e mais nítida.
Irmãos, se vocês se lembram daqueles dias em que seguravam notas amassadas para comprar fitas piratas, e se lembram dos momentos em que foram confiscados enquanto jogavam secretamente na aula, e choraram e imploraram ao professor para devolver a fita, então este jogo para celular "Império Romano" definitivamente vale a pena tentar. Não é apenas um jogo, mas também uma máquina do tempo que leva àquele verão de cigarras e quiosques de rua. 👴
Por fim, quero dizer que mesmo que eu esteja jogando jogos para celular genuínos agora, ainda tenho o cartão combinado pirata em meu coração. A juventude pode morrer, mas “Roma” sempre estará lá. Contanto que você clique no jogo, você ainda será o garoto que repreendeu Fang Qiu! 💪