图片
Para ser honesto, estou na indústria de jogos para celular há mais de dez anos, desde jogar “Thunderbolt” e “Prince of Persia” na era Saipan até os atuais jogos de frango e Genshin Impact. Acho que ainda sou um pouco exigente quanto à qualidade dos jogos. Dois dias atrás, alguém recomendou “Battlefield War Simulator” no fórum. Quando vi que era feito pela Hainan Star Jump, pensei comigo mesmo - quanta esperança pode ter um jogo de guerra produzido por um pequeno fabricante nacional? Depois de baixá-lo e jogá-lo, joguei até as três da manhã. Não é uma pena, este jogo tem algo de bom.
Vamos falar sobre o que mais me surpreendeu: o motor de física. Você pode pensar que isso é um clichê, mas eu tentei muitos jogos para celular chamados de “balística real”. Na verdade, as balas são substituídas por fórmulas parabólicas e o mapa de explosão é destruído. Mas este jogo é diferente. O ponto de impacto das bombas aéreas mudará de acordo com a velocidade e o ângulo. O ângulo de elevação do cano do tanque afeta o ponto de impacto. Mesmo as balas disparadas após a infantaria se deitar serão desviadas devido à flutuação do solo. Eu dirigi um Sherman para travar guerras nas montanhas em áreas montanhosas. Observei os projéteis passando pela torre do tanque do oponente e abrindo uma cratera atrás de mim. Aquele momento realmente me lembrou da sensação de estar online com amigos em “Battlefield 2”.
O sistema do veículo também é muito bom. Não é a lógica simples de “bater em alguém com seu carro – a barra de saúde cai – o carro explode”. Ao pilotar um avião, se o ângulo de mergulho for muito grande, a asa não será capaz de suportá-lo e quebrará; um tanque girará no lugar se for atingido por uma pista e só poderá girar em um pequeno raio do outro lado da pista; se um soldado de infantaria estiver muito perto para explodir um tanque, ele não só será explodido pela onda de explosão, mas também será necessário calcular o tempo do fusível, caso contrário ele se tornará um autodetonador. Esse tipo de detalhe é tão raro em jogos para celular, e pode-se perceber que a equipe de desenvolvimento realmente entende o que os jogadores de Battlefield desejam.
Vamos falar sobre o mapa e a atmosfera do campo de batalha. Joguei mais de uma dúzia de jogos até agora, com três cenários: neve, deserto e ruínas da cidade. A escala não é grande, mas cada mapa possui pontos táticos claros. Por exemplo, na imagem da neve, há uma estação de radar no meio que controla o campo de visão de toda a área. Quem o ocupa pode suprimir o ponto de spawn do oponente. Tentei usar granadas de fumaça para cobrir a carga de infantaria e depois usei artilharia lateral de tanque para apoiá-la. Finalmente, fiz com que dois caças cooperassem entre si com rajadas de ar, forçando o oponente a recuar por dois rounds. A experiência de combate colaborativo de “infantaria carregando a linha - tanques rompendo o ponto - aeronaves recuperando os deficientes” pode realmente aumentar a adrenalina das pessoas.
O que mais me emociona é que este jogo é totalmente gratuito, sem sequer entrada para recarga. Para ser honesto, há muito tempo estou enojado com as rotinas atuais no mercado de “dar 648 para testes internos e trapacear Krypton para testes públicos”. Hainan Star Jump se atreve a fazer um jogo de simulação de guerra com zero pontos de pagamento em 2024. Essa atitude por si só merece elogios. Claro, não é isento de falhas: a qualidade da imagem é um pouco áspera e as texturas definitivamente não são tão boas quanto as das obras-primas do PC; o equilíbrio das tropas precisa ser ajustado e os helicópteros atuais são um pouco poderosos demais; e os companheiros de IA ocasionalmente ficam presos no terreno, mas considerando que se trata de um time amador na versão 5.0, é completamente compreensível.
Uma palavra final de emoção: desde as batalhas de tanques de pixels da era Symbian até agora ser possível jogar simulações de guerra com tantos detalhes físicos em telefones celulares, a tecnologia dos jogos progrediu muito rapidamente. Se você também é um jogador antigo de Battlefield ou está cansado daqueles jogos para celular que mudam de skin e compram cartas, eu realmente recomendo que você experimente este. Mesmo que seja apenas para ouvir aqueles rugidos de motor há muito perdidos, vale a pena. 🎮✨