Para ser sincero, quando abri “Sniper Ops: Codename Falcon”, fiquei chocado por um momento. Não pelo quão incrível é, mas pela pura jogabilidade de “mirar-atirar-passar”, que me levou de volta aos dias de atirar com as setas do teclado na era Saipan. Não estou me gabando, este jogo é bastante sólido – os gráficos 3D são relativamente suaves em um telefone celular, os níveis são baseados no enredo e os desbloqueios de armas são em camadas. O mais importante é que o limite de operação seja muito baixo. As balas sairão com apenas um toque e liberação das pontas dos dedos. Não existem tantos truques sofisticados.
Mas o que realmente me faz querer postar é a tendência dos jogos para celular refletida por trás disso.
Você notou que esse tipo de jogo de tiro de “ação leve + nível forte” começou a crescer novamente nos últimos dois anos? Nos primeiros anos, todos buscavam mundos abertos, gráficos de alta qualidade e criptônio dourado para desenho de cartas. Sempre foram “3A móvel” e “gráficos de nível de console”. O resultado? Os jogadores estão cansados da estética e os fabricantes não conseguem mais se mexer. Pelo contrário, este tipo de jogo de atirador que se concentra em “uma ação, repetida muitas vezes” voltou lentamente à lista porque é rápido de jogar e fácil de usar. Em particular, o modelo de pagamento de downloads gratuitos e compras de itens no aplicativo pode não apenas atrair as pessoas, mas também não forçá-las a gastar dinheiro - esta é na verdade a ecologia mais saudável dos jogos para celular naquela época.
Lembro que no início dos anos 2000 os jogos para celular não davam tanto trabalho como agora. Um é “Angry Birds” e o outro é “Cut the Rope”. A qualidade da imagem é tão ruim que você pode ver os pixels, mas eles são divertidos. A tecnologia de hoje avançou e a luz e a sombra, a colisão física e a renderização de materiais dependem dos PCs. No entanto, muitos jogos funcionam como "versões degradadas de jogos clientes jogados em telefones celulares" em vez de "jogos feitos sob medida para telefones celulares". "Operação Sniper: Codename Falcon", para ser franco, digo a vocês: a tela do celular é pequena e a precisão da operação é limitada, então faça a mira parecer boa, projete a missão com sabedoria e não faça cenas inúteis.
Além disso, o desenvolvedor é Beijing Youdaoyi, o que é bastante interessante. Eles não são o tipo de fãs do trânsito que perseguem tópicos importantes. Em vez disso, eles têm feito apresentações no exterior e jogos de tiro leve. Por exemplo, "Crazy Zoo" também é deles. Este tipo de abordagem constante e constante é rara no ambiente atual, onde as pessoas mudam de pele três vezes por ano.
Claro, o jogo tem suas deficiências. Os níveis são um pouco repetitivos e o rifle de precisão parece “escorregadio” e carece de feedback balístico real. Porém, por se tratar de um jogo gratuito e que pode ser atualizado regularmente com novas cidades e novas missões, já é muito cuidadoso. Não é para me gabar, mas se você é um jogador antigo que gosta da série “Sniper”, mas não tem tempo para sentar na frente do computador, ou apenas quer dar umas tacadas no metrô para descomprimir, vale a pena tentar este jogo.
Uma palavra final de emoção: a indústria de jogos para celular percorreu um longo caminho, do Symbian ao Android e ao iOS, dos jogos independentes aos jogos online e ao conceito de “jogos em nuvem” voando por todo o mundo. No final das contas, o que mais importa aos jogadores são essas quatro palavras – apenas diversão. Não importa como você o chame, Code Falcon ou qualquer outra coisa, se ele puder aprimorar a jogabilidade central a ponto de as pessoas não conseguirem evitar de jogar mais um nível, então é um bom jogo. 😌