Para ser honesto, não há muitos jogos no círculo de jogos para celular recentemente que eu possa me acalmar e jogar. Há poucos dias, eu estava navegando no mercado de aplicativos e me deparei com a cara antiga do “Dream Baby”. Cliquei nele e descobri que ainda estava funcionando. Para ser sincero, sinto-me um pouco emocionado. Joguei este jogo pela primeira vez em um Nokia E63. Naquela época, o sistema Symbian ainda podia rodar jogos Java. Olhando para trás agora, parece que foi há muito tempo.
O pano de fundo de "Dream Baby" é o conto de fadas de Andersen. Essa configuração é bastante cuidadosa em um jogo online para celular. Naquela época, os MMORPGs no mercado eram artes marciais ou fantasia, e os temas dos contos de fadas pareciam refrescantes. O combate moderado por turnos pode parecer simples agora, mas naquela época, ser capaz de criar combos de habilidades e formar equipes para limpar masmorras no celular já era uma experiência muito vanguardista. O sistema de animais de estimação, as mudanças de equipamento e a jogabilidade social ainda são recursos padrão dos jogos para celular hoje, mas naquela época eram considerados uma lufada de ar fresco.
Não vou me gabar disso, mas a razão pela qual este jogo me faz falar dele até agora não é apenas sobre meus sentimentos. Há uma característica em seu design: não força o fígado nem o criptônio. Naquela época, os jogos para celular não tinham pacotes de presentes para compra no aplicativo, cartões de missão diária, cartões mensais ou cartões semanais. Os jogadores jogaram por pura diversão. Formando uma equipe para lutar contra o BOSS, pegando equipamentos, tornando-se aprendizes e casando, essas interações são todas formadas espontaneamente pelos jogadores, ao contrário de muitos jogos hoje em dia que querem transformar o sistema social em uma linha de montagem automatizada e forçar as pessoas a formar equipes.
Falando sobre tendências de jogos para celular, na verdade sinto falta da era Saipan, quando cem flores desabrochavam. Naquela época, a capacidade de jogo era pequena, mas a criatividade era alta e muitas equipes pequenas podiam fazer algo diferente. Embora o mercado atual de jogos para celular seja grande, ele é altamente homogeneizado e há muitos jogos reformulados. A maioria dos fabricantes está se concentrando na curva de pagamento do usuário e na taxa de retenção. Pelo contrário, a jogabilidade “light + social + light RPG” de “Dream Baby” é considerada hoje uma lufada de ar fresco. Para ser honesto, muitos jogos novos agora apresentam sorteio de cartas, classificações e competições de poder de combate, e os jogadores sentem que estão trabalhando. No entanto, a atmosfera de “Dream Baby”, onde você pode facilmente formar equipes, conversar e jogar masmorras, está se tornando cada vez menos popular.
É claro que os tempos estão mudando, o hardware dos telefones celulares e os ambientes de rede foram atualizados e os gostos dos jogadores também mudaram. Mas sinto que a tendência de “iluminar” os jogos para celular não mudou. Dê uma olhada nos jogos MOBA e de luta de galinhas mais populares. Na verdade, a jogabilidade central é muito leve, o tempo de jogo único é curto e a interação social é forte. Pelo contrário, esses MMOs pesados estão se tornando cada vez mais difíceis de jogar em telefones celulares, porque os jogadores não têm tempo fragmentado suficiente e não têm energia para desligar e correr o dia todo. Deste ponto de vista, o sistema baseado em turnos, o combate automático e a interação social conveniente de "Dream Baby" estão na verdade alinhados com a tendência atual dos jogos para celular - mas a premissa é que o desenvolvedor não faça do jogo uma armadilha de ouro de criptônio.
Lembro-me que quando a Hangzhou Liujin Network fez este jogo, o modelo de cobrança era 0, o que significava que era totalmente gratuito e não havia compras obrigatórias no aplicativo. Isso é quase inimaginável hoje. Hoje em dia, em jogos para celular, zero jogadores de krypton jogam basicamente com Big R. É claro que os desenvolvedores precisam ganhar a vida e posso entender a cobrança de taxas razoáveis, mas espero que mais fabricantes possam fazer o que "Dream Baby" fez, permitindo que os jogadores tenham escolhas em vez de forçá-los a gastar dinheiro.
Finalmente, para ser honesto, se você sente falta da experiência de jogo para celular de “você pode se divertir sem gastar dinheiro”, você pode tentar “Dream Baby”. Embora a imagem seja incomparável com o 3D de alta definição de hoje, a atmosfera pura do jogo é realmente rara. Espero também que a indústria de jogos para celular possa retornar a algumas de suas aspirações originais. Não se concentre apenas em cortar alho-poró e faça mais jogos que os jogadores achem divertidos do fundo do coração.
Jogadores veteranos de dez anos ficam. 😌