图片
Para ser sincero, quando vi o jogo “Xiaoyao Shushan”, fiquei bastante emocionado. 0,05 Super Explosivo Criando Dragões e Ouro. O nome soa como a típica rotina de jogo da web de Xianxia de maximizar os valores e depender do tempo ocioso para obter tesouros. Mas este não é o ponto. A chave é que acho que o mercado de jogos para celular está cada vez mais se movendo na direção do “fígado pesado e criptônio pesado”. Pelo contrário, jogos com este modelo de sucesso inicial começaram a aparecer novamente.
Para não me gabar, jogo desde a era Symbian e vi jogos para celular evoluirem de minijogos independentes de Snake e JAVA para "Angry Birds" e "Fruit Ninja" e, mais tarde, para "Dota Legend" e "Honor of Kings". Naquela época, o design do jogo focava na jogabilidade em si, e um nível poderia ser ponderado continuamente por vários dias. E os jogos atuais? Os gráficos são realmente excelentes, mas muitos deles são jogos numéricos com skins Xianxia e skins de desenho de cartas. Quando você fica online todos os dias, você apenas faz sua rotina diária, trava batalhas de guildas e sobe na classificação. Jogá-los é como ir trabalhar. 😅
Jogos como "Xiaoyao Shushan", para ser honesto, não escondem seus objetivos - permitir que você mate monstros, exploda equipamentos, crie dragões e depois negocie para ganhar dinheiro. Não conta nenhum enredo emocional, apenas diz "Eu posso fazer ouro". Este modelo de negócio é na verdade um retorno ao usado por “Journey” e “Legend” há dez anos, mas é mais transparente. Hoje em dia, muitas das chamadas “obras-primas” são secretas, enganando você para que entre primeiro e depois lentamente escolha seus bolsos.
A julgar pela tendência, é óbvio que os jogos para celular “produtores de ouro” e os jogos para celular “ouro de criptônio grátis” estão em dois extremos nos últimos dois anos. Por um lado, grandes empresas como “Genshin Impact” e “King of Kings” estão gastando dinheiro para produzir conteúdo. Por outro lado, pequenas equipes como “Xiaoyao Shushan” começam e recuam rapidamente, contando com valores numéricos e aderência social para colher uma onda. Acho que isso é um sinal de que o mercado está maduro e que os players têm suas próprias escolhas. Jogadores antigos como eu ocasionalmente querem passar o tempo com um jogo que não requer muita inteligência e pode ficar ocioso até a aposentadoria. Esse tipo de “estilo nostálgico” é bastante adequado. 🤔
Mas, para ser sincero, não estou otimista quanto à longevidade desse tipo de jogo a longo prazo. Como o valor numérico se expande muito rápido, assim que uma nova área for aberta em alguns meses, a área antiga se tornará fantasmagórica. Mas se você está buscando “financiamento para a aposentadoria” ou deseja experimentar a sensação emocionante do “nível 99 com uma faca” dos primeiros jogos da web, então “Xiaoyao Shushan” é de fato uma boa escolha nostálgica. Afinal, não existem muitos jogos que possam fazer as pessoas se acalmarem e jogarem por um dia. 😌