图片
Para ser sincero, como um jogador antigo que joga desde a era Symbian, sempre fui muito exigente em relação aos jogos para celular. Recentemente, um amigo recomendou este “Makeover Game”, dizendo que se trata de uma “quadrinhos jogáveis” adaptado dos quadrinhos de mesmo nome. Originalmente pensei que era um trabalho relaxante onde você troca de skins e fantasias, mas depois de jogá-lo de uma vez, descobri que este jogo é muito mais cruel do que temas semelhantes.
Vamos primeiro falar sobre a comparação de jogos semelhantes. Na verdade, existem muitos jogos narrativos interativos no mercado com o tema "tornar-se bonito", como alguns dos antigos trajes de Orange Light ou obras modernas de contra-ataque. A maioria deles segue a rota Mary Sue. A heroína se arruma, se apaixona, trai e finalmente chega ao auge da vida. Mas “Jogo de Cirurgia Plástica” é diferente. Isso coloca a crueldade da “sociedade baseada no rosto” diretamente na sua cara. A heroína Yi Rong obviamente tem um desempenho excelente, mas por causa de sua aparência comum, seu chefe a ignora, seus colegas a desprezam e até mesmo seus clientes apenas sorriem para suas lindas colegas. Este tipo de ambiente de trabalho real e sufocante ressoa em mim, um jogador veterano de 30 anos - para ser honesto, que não sofreu uma desvantagem oculta no local de trabalho por causa da sua aparência?
O mecanismo central do jogo é o “APP de Cirurgia Plástica”, que mudará sua aparência toda vez que você o usar, mas ao custo de consumir “energia vital”. Na verdade, essa configuração é muito semelhante a alguns RPGs jogados na era Saipan, como a jogabilidade de gerenciamento de recursos de “Magic Tower”, mas “Plastic Surgery Game” vincula profundamente esse mecanismo ao enredo. Cada vez que você fica mais bonito, as atitudes das pessoas ao seu redor mudam imediatamente, mas o enredo irá gradualmente revelar a verdade sombria por trás do APP. Esse equilíbrio entre “custo e ganho” é mais valioso para discussão do que aqueles jogos que simplesmente dependem do ouro criptônio para comprar roupas e ficar bonitos.
Claro, também existem deficiências. Por ser uma "quadrinhos jogáveis", a forma interativa é relativamente simples, principalmente clicando para avançar na trama, fazendo escolhas e, ocasionalmente, minijogos. Comparada com a interação cinematográfica de “The Invisible Guardian”, a expressão dinâmica é mais fraca. Mas considerando que é gratuito e sem compras no aplicativo, o estilo artístico mantém o nível sofisticado dos quadrinhos e as expressões dos personagens e storyboards são muito intensos, superou minhas expectativas.
Não é para me gabar, mas se você está cansado dessas histórias positivas de beleza, ou quer vivenciar questões sociais reais, vale a pena passar uma tarde neste jogo para saborear. Pelo menos isso me lembra a surpresa que senti quando joguei “Seven Nights” pela primeira vez na Nokia – baixo custo, mas atencioso. 😌