Recentemente, tenho jogado um jogo de xadrez automático sombrio e fantástico chamado "Road to Peace". Embora seja um jogo novo, o ambiente competitivo começou a tomar forma. Como alguém que assiste frequentemente aos jogos KPL e LPL, estou acostumado a usar a versão T0, escalação T1 e taxa de vitória de heróis para avaliar o equilíbrio. Hoje falarei apenas sobre minhas observações sobre o lado competitivo deste jogo.
Vamos falar primeiro sobre a mecânica central do jogo, incluindo síntese de heróis e promoção de estrelas, combinação de talentos e habilidades e eventos aleatórios. Esses antigos elementos do xadrez automático estão todos presentes, mas um objetivo de longo prazo de “encontrar a árvore do mundo” é adicionado, dando às operações do jogo mais profundidade estratégica. Pela minha experiência até agora, o equilíbrio é muito bom e não existe uma situação de um contra cinco em que um certo herói não tenha cérebro. Por exemplo, o poderoso Shadow Assassin no estágio inicial tem um alto poder explosivo, mas é frágil e é obviamente restringido pela cadeia de controle no estágio posterior. A primeira fila com alta franqueza como o Bright Knight tem capacidades de saída limitadas e precisa ser combinada com um mago ou atirador para ser eficaz.
Em termos de ambiente de versão, após a última atualização, o fluxo de invocação de mortos-vivos parece um pouco superaquecido, especialmente a combinação central de Necromante + Rei Esqueleto, que tem uma alta taxa de sequência de derrotas e retorno após a formação de médio prazo. Eu encontrei isso algumas vezes em minhas próprias classificações. Fui derrotado no início e no meio do semestre. Porém, depois que o Necromante de três estrelas foi montado no lado oposto, combinado com a convocação do Undead Bond, perdi mais de dez pontos de saúde em uma onda. Esse tipo de alinhamento com alta taxa de tolerância a falhas era raro na versão anterior. Recomenda-se que o oficial observe a probabilidade de acionamento do vínculo morto-vivo, ou enfraquecer levemente a saúde dos objetos convocados. Caso contrário, os segmentos médio e baixo podem facilmente se tornar um jogo de “quem coletar os mortos-vivos primeiro vence”.
O sistema de eventos aleatórios é um destaque. Por exemplo, "Darkness Comes" aumentará o dano de todos os heróis, mas reduzirá a defesa. O “Baú do Tesouro Secreto” pode liberar equipamentos básicos ou apenas moedas de ouro. Esse design aumenta a incerteza da competição, mas acho que é uma oportunidade para jogadores experientes fecharem a lacuna – porque eventos aleatórios exigem ajustes em tempo real na escalação, o que testa a capacidade de adaptação à situação, em vez de confiar apenas na sorte. Por exemplo, no caso de "reduzir a defesa pela metade", a formação de tanques deve reabastecer rapidamente o equipamento de produção, caso contrário, será morto diretamente pelos assassinos.
No geral, a profundidade competitiva de "Road to Peace" excedeu a da maioria dos jogos de xadrez automático para celular no mercado. Embora o equilíbrio apresente pequenas falhas, a frequência de atualização oficial é bastante rápida. O último anúncio dizia que os valores dos títulos dos mortos-vivos e dos elfos serão ajustados na próxima versão. Espero que mais testes de equilíbrio possam ser feitos no futuro para que todos os heróis e raças tenham a chance de jogar, em vez de fixar algumas escalações estereotipadas. Afinal, a diversão do xadrez automático reside na contenção e na contra-contenção, e não na cópia estúpida do dever de casa 😎