Recentemente, tenho jogado o jogo de estratégia para celular "Journey to the Three Kingdoms". Para ser honesto, como espectador que assiste KPL e LPL com frequência, sou relativamente sensível ao equilíbrio do jogo. Embora este jogo não seja um MOBA, a contenção entre os generais e o ritmo de cooperação das legiões são, na verdade, semelhantes às competições de e-sports.
O sistema de três núcleos de “Lu Bu + Diao Chan + Zhuge Liang” que era popular na versão anterior foi obviamente enfraquecido após a atualização da nova versão. O tempo de recarga da habilidade de Zhuge Liang foi aumentado em 0,5 segundos, o que levou a uma diminuição na capacidade inicial de controle de campo e também afetou a taxa de vitória do fluxo de ataque rápido. Encontrei vários jogos consecutivos nas eliminatórias. O adversário escolheu esta escalação e foi derrotado ainda na etapa inicial. Tornou-se mais difícil voltar na fase posterior. Isso me lembra uma cena na LPL onde após uma determinada atualização de versão enfraquecer o herói da selva, o ritmo de todo o mapa ficou mais lento.
Pelo contrário, a combinação anteriormente impopular de “fluxo de controle”, como Zhang Fei + Zhen Ji + Zhao Yun, agora pode criar uma janela de combinação mais longa devido aos ajustes sutis no “tempo de atordoamento” desta vez. Usei essa escalação na semana passada e ganhei cinco jogos seguidos. Se meus companheiros cooperarem tacitamente, posso controlar a força principal do oponente até a morte durante o ataque e a defesa nas batalhas da cidade. No entanto, isso também requer maior precisão operacional, um pouco como a combinação de Sun Bin + Bai Qi em Honor of Kings. Parece simples, mas na verdade leva tempo.
Além disso, a nova versão fez pequenos ajustes nos danos dos equipamentos de cerco na “Guerra de Legiões”. O alcance de ataque da catapulta foi reduzido em 10%, mas o dano aumentou em 15%. Isso torna as opções táticas mais diversificadas: no passado, todos gostavam do consumo de longo alcance, mas agora é preciso considerar o risco de destruir a cidade no combate corpo a corpo. Observei várias partidas de pico, e os melhores jogadores começaram a usar uma tática mista de “ataque de cavalaria + resistência a danos de infantaria” em vez de se concentrar apenas no longo alcance.
É claro que as atualizações de versão não podem satisfazer a todos. Algumas pessoas no fórum também reclamaram que “o enfraquecimento coletivo dos generais Shu” foi muito deliberado, mas acho que esse tipo de ajuste fino realmente melhorou a diversidade da formação. Pelo menos agora não haverá uma situação em que “se você não escolher Zhuge Liang, você perderá”. Assim como Titan e Thresh alcançam o topo em uma versão da LPL, e depois se tornam Lenata e Rakan na versão seguinte. O equilíbrio dinâmico é o encanto dos jogos competitivos.
Se você é um entusiasta de estratégia e gosta de estudar as mudanças táticas provocadas pelas mudanças de versão, vale a pena experimentar esta “Jornada aos Três Reinos” gratuita. Atualmente, o Android 5.0 ou superior pode funcionar sem problemas. Você pode reproduzi-lo diretamente após o download. Você pode aumentar pontos através da cooperação sem gastar dinheiro. Ansioso para encontrar oponentes mais atenciosos no campo de batalha de Kyushu! 🏯