Para ser honesto, como um jogador antigo que trabalhou duro desde a era Saipan, recentemente me interessei cada vez mais pela indústria de jogos para celular. Não é que os grandes jogos das grandes empresas sejam ruins, mas esse tipo de jogo “pequeno, mas bonito” está começando a ganhar vida novamente. Hoje quero falar sobre o “Dessert Match”, que joguei há alguns dias, e falar sobre as tendências dos jogos para celular.
Não vou me gabar, mas à primeira vista este jogo é bastante comum, apenas eliminação + decoração da casa, semelhante à abordagem de “Fantasy Garden”. Mas depois de jogar dois capítulos, eu realmente senti que havia algo nisso – não que os gráficos fossem incríveis, mas que era “confortável”. Não há pop-ups para obrigá-lo e não há ansiedade física. O design dos níveis é muito rítmico. O mecanismo da segunda placa é um pequeno destaque, permitindo que você mude de ideia quando estiver travado. A trama também não é prolixa. Caroline ajuda seus amigos a decorar e avança com facilidade. É uma espécie de artefato para aliviar o estresse do tipo “acenda alguns antes de dormir”.
Vamos falar sobre tendências. Nos últimos anos, os jogos para celular têm sido voltados para gráficos de qualidade ou para desenho de cartas. A média de jogadores é de 648, o que é cansativo de jogar. Mas se você olhar a lista, jogos leves de síntese + decoração como “Dessert Match” ocuparam discretamente grande parte do mercado. Acho que esse é o “retorno” da indústria – retornar ao visual original dos jogos mobile: a qualquer hora, em qualquer lugar, basta mexer o dedo e se divertir. Não quero me gabar, mas agora muitos jogadores são torturados por jogos pesados e, em vez disso, precisam desse tipo de produto de “limiar baixo e feedback alto”. Além do mais, esse tipo de jogo é bem feito e tem uma aderência de usuário extremamente alta. Tenho vários amigos na faixa dos 30 e 40 anos que podem jogar esse tipo de jogo há vários anos. Eles só podem comprar passes mensais com ouro criptônio, e o dinheiro flui de forma constante.
O desenvolvedor Shenzhen Yunbu Interactive Entertainment já prestou atenção a outro de seus produtos antes, e eles são realmente bons em fazer esse tipo de jogo casual que “parece simples, mas é incrível de jogar”. O modo de carregamento é 0? Deve ser um download gratuito com compras no aplicativo, mas depois de experimentá-lo, você poderá jogá-lo sem problemas, sem gastar nenhum dinheiro.
Por fim, estou nostálgico: lembro-me de tocar "Bejeweled" no Symbian, e foi uma alegria pura. Vinte anos se passaram e a jogabilidade não mudou muito, mas o núcleo ainda é a “descompressão”. Se você está cansado de tocar aquelas "obras-primas" chatas e caras, experimente "Dessert Match" e trate seu cérebro como um SPA. 🍮