图片
Para ser honesto, já se passaram quase 20 anos desde que toquei “Cangshenlu” na era Saipan. Naquela época eu usava um teclado para jogar RPG, a tela era do tamanho de uma unha e o enredo era todo baseado na minha imaginação. Agora que penso nisso, me sinto muito emocionado. Nos últimos anos, os jogos para celular tornaram-se cada vez mais populares, os gráficos evoluíram de pixels para rastreamento de luz e sombra, e as redes sociais mudaram de um único jogador para milhares de pessoas compartilhando a tela. No entanto, não existem muitos jogos que possam realmente fazer as pessoas se acalmarem e jogarem.
Hoje quero falar sobre o recém-lançado “Sky Age”. Não vou me gabar disso, mas me permite ver duas direções no desenvolvimento de jogos para celular: uma é o avanço da liberdade e a outra é o retorno da experiência social. Vamos falar primeiro sobre a parte do voo livre. Não está voando perto do solo, mas sim uma vista panorâmica de 360°. Das nuvens aos vales, não há parede de ar para bloquear você. Isso é considerado cuidadoso em um jogo para celular. Eu costumava jogar alguns jogos de Xianxia e foi claramente afirmado que eu estava empunhando uma espada, mas fui derrubado por uma parede de ar dois minutos depois de voar. A experiência foi muito fragmentada. “Sky Age” pelo menos faz você sentir que o mundo é real e que a direção é controlada por você, em vez de estar vinculada à linha de tarefa. Aliado ao alto grau de liberdade do sistema de tingimento da moda, há centenas de conjuntos de roupas no guarda-roupa, e as cores podem ser ajustadas à vontade. Para jogadores experientes que gostam de mudar sua aparência, essa profundidade de “personalização” é a chave para reter as pessoas.
Vamos falar sobre jogabilidade social. Nos últimos dois anos, muitos MMOs têm feito “social leve”, mas muitos deles se transformaram em localização automática de caminhos + formação de equipe com um clique, que é essencialmente para um jogador. “Sky Age” tem uma aventura romântica e um sistema de espírito demoníaco. Não é uma captura chata de animais de estimação, mas permite que os animais de estimação tenham enredos interativos e até mesmo acompanhem você na exploração do mapa. Há também o mecanismo de encontro “olhar para trás por um momento”, que é um pouco semelhante à aventura social de “Jian Wang 3” no PC, mas é mais leve e adequado para tempos fragmentados. Para ser honesto, esse tipo de design de “encontro aleatório” é muito melhor do que a formação forçada de equipes e pode fazer as pessoas realmente sentirem o toque humano no mundo.
Do ponto de vista da indústria, Huai'an Zulong é bastante interessante. A série anterior "Dream World" focava em redes sociais baseadas em turnos na era dos jogos para PC. Agora que mudou para jogos móveis, a tecnologia obviamente depende da qualidade gráfica dos consoles. Mas o modo de carregamento do “Sky Era” é na verdade 0 (grátis), o que me surpreendeu um pouco. Hoje em dia, os jogos para celular são mensais ou semanais, ou sorteio de cartas para ganhar dinheiro. Há cada vez menos produtos que podem realmente reter os jogadores através do conteúdo. Espero que este jogo consiga se manter firme e não libere níveis VIP e atributos de adereços em alguns meses. Isso seria uma pena.
A última coisa que quero dizer é que o mercado de jogos para celular está passando por uma transformação de “corrida armamentista na tela” para “competição diferenciada na jogabilidade”. “Sky Era” opta por usar a liberdade e a interação social real para quebrar o jogo, que é a direção certa. Pelo menos na minha opinião, como jogador antigo, poder voar, jogar e conhecer pessoas interessantes é muito mais importante do que simplesmente acumular valores. É recomendado que amigos que gostam de exploração e interação social experimentem, principalmente aqueles que estão um pouco cansados ​​da jogabilidade tradicional do MMO. Este jogo pode lhe dar uma sensação um pouco diferente. 😌