图片
Para ser sincero, não tive nenhum jogo bom para jogar recentemente. Naveguei pela app store várias vezes e finalmente meus olhos caíram sobre “O Plano de Crescimento do Imperador 2”. Minha primeira reação foi que era de 4399 e fiquei um pouco preocupado. Afinal, os jogos produzidos nesta plataforma são mistos. Mas pensando que era grátis de qualquer maneira, baixei e experimentei. Como resultado, fiquei acordado a noite toda jogando.
Para ser justo, este jogo me lembra a versão móvel de “Age of Empires” e a versão portada de “Three Kingdoms” que joguei durante a era Symbian, há mais de dez anos. Naquela época, a tela tinha menos de 3 polegadas e as teclas estavam extremamente lotadas, mas ainda assim tornava o jogo emocionante. Minha primeira impressão de "Plano de Crescimento do Imperador 2" é que ele é muito "old school" - não há efeitos especiais 3D sofisticados, nem pop-ups que o forcem a ganhar dinheiro, é apenas uma simulação realista desenvolvimento, permitindo que você realmente lide com assuntos governamentais como um imperador.
No jogo, você pode escolher imperadores de várias dinastias, de Qin Shihuang a Kangxi. Cada personagem tem seu próprio histórico e atributos iniciais. Escolhi o Imperador Wu da Dinastia Han e recebi um monte de ameaças Xiongnu no início, bem como um monte de ministros pedindo dinheiro. Governar o país é muito detalhado. Você tem que considerar tudo, desde exames imperiais, impostos, assuntos militares e diplomacia. O que mais me emocionou foram acontecimentos aleatórios. Por exemplo, um dia, um eunuco de repente relatou que as concubinas do harém estavam lutando por favores e matando pessoas. Você tem que decidir como lidar com isso. Existem tantos incidentes assim que realmente parece fazer parte de uma torrente histórica.
Além disso, este jogo realmente tem uma maneira de cultivar um príncipe. Você pode treinar o príncipe, ensiná-lo a ler e praticar artes marciais e até ajudá-lo a escolher uma concubina. Quando eu estava no terceiro ano de jogo, o príncipe cresceu e eu o mandei lutar pela primeira vez. O relato da batalha foi tão bem escrito que quase me fez, um velho pai, derramar lágrimas de emoção 😂
Para ser honesto, o mercado atual de jogos para celular gira em torno de comprar cartas e competir pelo poder de combate. Na verdade, não existem muitos jogos como “The Emperor's Growth Plan 2” que dependam puramente de conteúdo e estratégia para atrair pessoas. Embora a equipe de desenvolvimento 4399 seja frequentemente repreendida, este trabalho tem o estilo da era de ouro dos jogos para celular. Pode ser jogado com zero krypton, e não existe um design tão nojento que “você não possa jogar sem gastar dinheiro”.
O único arrependimento é que a imagem é realmente áspera e o estilo da interface do usuário é nostálgico, mas se você não exige tanto da qualidade da imagem, esta é definitivamente uma obra-prima que pode mantê-lo viciado por dezenas de horas. Altamente recomendado para amigos que gostam de história, estratégia e desenvolvimento, especialmente jogadores antigos que vivenciaram a era Saipan. Você encontrará a sensação há muito perdida de “é assim que o jogo deve ser jogado”.
Por fim, quero dizer que este jogo não requer conexão com a Internet e não há necessidade de marcar ponto todos os dias. Você pode tocar quando quiser e pará-lo quando quiser. Isto é o que os jogadores de trinta anos fazem. 😊