图片
Para ser honesto, como um jogador antigo que veio da era Symbian, já faz muito tempo que não escrevi uma longa crítica sobre um jogo para celular. Nos últimos anos, o mercado de jogos para celular tem sido dominado por várias "obras-primas" que compram cartas, ganham dinheiro e lutam automaticamente. Abrir o ranking tem tudo a ver com rotinas de mudança de pele. Há cada vez menos jogos que podem realmente fazer as pessoas se acalmarem e aproveitarem o design dos níveis. Até hoje, encontrei “Song of Gravity” em um pequeno canto. Na verdade, joguei por duas horas seguidas. Até senti que estava voltando à pura alegria que tive quando joguei “Dungeon Hunter” com a Nokia há mais de dez anos.
Não vou me gabar disso, mas o que mais me impressiona neste jogo é a sua “limpeza”. Não há anúncios forçados, nem pop-ups de compra no aplicativo e até mesmo modo de pagamento zero. Isso é tão precioso quanto uma antiguidade no mercado de jogos para celular de 2024. O nome do desenvolvedor, Taoteng Interactive Technology (Shenzhen) Co., Ltd., parece uma equipe pequena, mas o que eles criaram tem a engenhosidade de um estúdio da velha escola - colocando toda a sua energia na jogabilidade central e no design de níveis.
A mecânica central do jogo é simples: ao tocar na tela, você pode mover a bola em qualquer direção. Cada sala é um espaço fechado de quebra-cabeça, e o objetivo é encontrar e escapar pelo portal. Parece uma coleção de minijogos de física? Mas na verdade jogar é completamente diferente. Elementos como lasers, ímãs e plataformas móveis são gradualmente adicionados aos níveis. No início, você pode confiar apenas na intuição para superá-los, mas, mais tarde, deverá planejar cuidadosamente cada passo da trajetória. A sensação de descobrir o caminho ideal aos poucos me lembra a sensação de realização que senti quando joguei "Bridge Engineer" por meio de repetidas depurações.
O design de ambos os modos de jogo é muito clássico. O modo de movimento limitado é mais estratégico. Você tem que calcular a inércia, o ângulo de ejeção e a atração magnética, o que é um pouco como fazer um experimento de física; o modo de tempo limitado torna-se diretamente parkour, com a adrenalina aumentando, e aqueles com mãos fracas podem deixar cair seus telefones. Minha sugestão pessoal é: os iniciantes devem começar primeiro com o modo de movimento limitado e, em seguida, desafiar o modo de tempo limitado depois de estarem familiarizados com a sensação, caso contrário, serão facilmente persuadidos a desistir. Além disso, a música ambiental do jogo é muito bem feita, acompanhando o ritmo das fases, que é rápido e lento, e ainda tem uma sensação de imersão como “Monument Valley”. O feedback do efeito sonoro sempre que você passa de nível também está disponível, para que você não sinta que está jogando em vão.
Claro que, como jogador antigo, também consigo detectar alguns arrependimentos. Por exemplo, o número total de níveis não é muito grande e jogadores com ritmo acelerado podem conseguir concluí-lo em duas ou três noites; a precisão do toque pode ocasionalmente causar saltos de quadros durante operações extremas, mas considerando que este é um jogo antigo na plataforma 5.0 (talvez a versão original fosse para iOS?), a compatibilidade é muito boa. Além disso, o jogo não possui salvamento na nuvem, então é preciso recomeçar na hora de trocar de aparelho, o que não é muito amigável para os jogadores que desejam coletá-los.
Mas, olhando para trás, foram essas “imperfeições” que lhe deram o calor de um pequeno jogo daquela época. Os jogos de hoje geralmente custam dezenas de gigabytes e têm belos gráficos como os de filmes, mas depois de jogados, muitas vezes ficam sem nada além de um vazio. E “Song of Gravity” usou dezenas de megabytes de espaço para me dar concentração e felicidade durante uma tarde inteira. Você não precisa cobrar dinheiro nem realizar tarefas diárias, basta olhar para a bola na tela e encontrar o único caminho correto.
Por fim, dê-me uma avaliação pessoal: 8,5/10. É adequado para todos os jogadores antigos nostálgicos e também é recomendado para novos jogadores que estão cansados ​​de jogos para celular caros e desejam encontrar "verdadeira diversão em jogos". Se os desenvolvedores puderem ver este post, quero dizer: por favor, continuem a fazer esse tipo de jogo puro, vou comprá-lo mesmo que custe apenas 6 yuans. Porque, para ser sincero, não existem muitos jogos que possam reacender a paixão de um jogador de 30 anos como eu. 🎮✨