Lembro que naquela época, quando ainda era criança, ia ao fliperama jogar “The King of Fighters” com 50 centavos na mão. Naquela época, até os pixels estavam borrados, mas acertar uma morte certa me manteria animado o dia todo. Mais tarde, comprei um computador Pentium em casa e instalei "Legend of Sword and Fairy" com quatro disquetes. A cena de Li Xiaoyao voando com sua espada ainda é inesquecível. Mais tarde, os smartphones entraram em cena e você poderia jogar jogos de quebrar tijolos até que seu telefone ficasse sem bateria... Mais de trinta anos se passaram, dos consoles vermelhos e brancos aos jogos para celular. Como veterano, transformei a indústria de jogos da Idade da Pedra para a era 5G.
Recentemente descobri um jogo chamado “Rumo Jianghu”. Para ser sincero, assim que o abri, lembrei-me dos dias em que eu estava agachado na cama tocando “Jianghu Fengyunlu”. Este jogo herda o sabor puro das artes marciais. O estilo de pintura do personagem não é o rosto gorduroso de uma celebridade da Internet, mas um pouco de estilo de tinta e pinceladas à mão livre, o que o torna confortável de se olhar. Os diálogos da trama são bem humorados, com piadas modernas surgindo a cada passo, fazendo você rir e cair no drama. A chave é grátis! É grátis, camaradas! Naquela época, tínhamos que economizar dinheiro para comprar um CD para jogar um RPG independente. Agora podemos pesquisar gratuitamente em nossos celulares. Esse tipo de tratamento seria inimaginável há 20 anos.
O que mais me impressiona é o design de jogabilidade deste jogo. Lembra quando você jogou “Lenda dos Heróis de Jin Yong”, mas não poderia praticar boxe se escolhesse a esgrima e queria mudar de emprego no meio do caminho? Reabra o arquivo! Agora “Rumo Jianghu” muda diretamente sua profissão e a retoma. Você escolheu a profissão errada? Não tenha medo, você pode lavar pontos com um clique e recuperar alguns recursos mesmo depois que seus seguidores forem eliminados. Você não precisa chorar pelo mundo inteiro para encontrar modificadores como antes. Tem também a Torre de Babel, uma torre de escalada infinita, que me lembra as missões de caça-fantasmas que eu costumava ficar acordado até tarde jogando "Fantasy Westward Journey", mas agora não tenho tanta energia. Posso parar de subir na torre a qualquer momento para cuidar de nós, “velhos camaradas” com as famílias.
O sistema doméstico também é bastante interessante. Você pode criar servos e decorar seu próprio ninho. Isso me lembra do meu antigo vício em construir casas no “SimCity”, mas agora está no estilo das artes marciais. No modo single-player, você não precisa se juntar a alunos do ensino fundamental para ficar chateado e não precisa se preocupar com um chefe do dólar krypton matando você em um instante. Você pode ser silenciosamente um ranger solitário. Que ótimo.
Olhando para trás, para a indústria de jogos ao longo dos anos, de pixels a 4K, de jogos autônomos a jogos online e jogos para celular, a jogabilidade tornou-se cada vez mais sofisticada, mas às vezes ainda sinto falta da simples alegria de conseguir um novo cartucho e me divertir por muito tempo. Um trabalho como “Rumo Jianghu” é como um abraço caloroso para jogadores antigos – mantém a pureza do clássico jogo independente e adiciona algumas pequenas surpresas da nova era. Não há necessidade de gastar dinheiro ou socializar, basta voltar do trabalho para casa, fazer uma xícara de chá, clicar no jogo e ser seu próprio mundo.
Se você também experimentou a era do uso de disquetes para instalar jogos e de linhas telefônicas para acessar a Internet, ou simplesmente deseja encontrar uma transição confiável para um jogo de artes marciais para celular, você também pode tentar. De qualquer forma, é grátis. Se você não quer sofrer perdas ou ser enganado, apenas lembre-se da sua juventude comigo, irmão 😎