Queridos amigos, descobri recentemente um pequeno jogo chamado "Quick and Easy Dodge" no meu celular. Você pode evitar obstáculos com patins. A operação é extremamente simples. Você só precisa deslizar para a esquerda e para a direita para controlar a extensão e abertura das duas pernas. Enquanto tocava, de repente senti que parecia muito com a época em que tocava fitas piratas no GBA.
Ainda me lembro que, quando estava no ensino médio, economizei muito tempo o dinheiro do café da manhã e fui ao cibercafé preto em frente à escola (que na verdade vendia cartões piratas) para comprar uma fita cassete azul. O patrão disse que era “64 em 1”. Mas quando cheguei em casa e liguei o aparelho, descobri que havia três jogos repetidos vinte vezes, e o resto eram caracteres distorcidos. Mas naquela hora, independente disso, um “Ski Boy” poderia ser jogado por uma tarde inteira, assim como o atual “Quick and Easy Dodge”, que consiste em evitar obstáculos a torto e a direito, e evitar obstáculos cada vez mais altos.
Poderia a versão original deste jogo ser um transplante de arcade de um pequeno fabricante estrangeiro? Mas as cartas piratas que jogávamos naquela época tinham que ser traduzidas para o chinês pelo próprio chefe com adesivos manuscritos, e todas eram chamadas de “Aventura de Patinação” ou algo parecido. Este verdadeiro jogo para celular agora em celulares tem níveis de bônus e um sistema de combinação, e os gráficos são muito mais suaves do que a matriz de pixels do ano. Mas, para ser sincero, ainda sinto falta da "metafísica de cair o equipamento" das fitas piratas - quando você joga o último nível e de repente a bateria acaba e os discos desaparecem, você sente como se estivesse batendo no peito na juventude.
Agora, quando jogo esse jogo no meu celular, embora não precise mais tocar a fita cassete ou atirar na máquina, a tensão de “desviar de mais um obstáculo para vencer” é exatamente a mesma. Talvez seja isso que os jogadores antigos chamam de “jogabilidade”. Não tem nada a ver com plataforma e tudo a ver com memórias. 🤔
Algum de vocês já experimentou a “dor” das fitas piratas? Por exemplo, a tela fica preta repentinamente durante o jogo, ou o nome do personagem muda para “Gong Xi Fa Cai” ou algo parecido? Venha para a área de comentários para conversar e ver qual cartão pirata era o mais escandaloso naquela época!