Para ser sincero, quando meu amigo me disse que “o Mini World tem potencial competitivo”, minha primeira reação foi de dúvida. Afinal, na minha impressão, jogos sandbox e projetos convencionais de e-sports, como MOBA e FPS, são pistas completamente diferentes. Mas depois de jogar seriamente por um tempo, sinto que este jogo tem uma habilidade oculta na direção da “competição”.
Deixe-me tirar uma conclusão primeiro: a natureza competitiva do Mini World não reside nas rotas 5v5 no sentido tradicional, mas no fato de fornecer uma plataforma de “personalização de regras” com limite extremamente baixo, mas limite superior alto. Você pode construir um mapa de parkour, uma arena PVP e até simular uma batalha de recursos. Este tipo de modo de competição aberta tem maior probabilidade de gerar rotinas táticas inesperadas do que jogos com regras fixas.
A julgar pelas atualizações de versão, o desenvolvedor MiniPlay Inc tem se inclinado na direção competitiva. Por exemplo, a otimização do mecanismo de física nas versões recentes melhorou muito a estabilidade dos circuitos redstone e dos componentes mecânicos. Isso significa que, nas mãos de jogadores de alto nível, eles podem criar mecanismos, armadilhas ou veículos com velocidades de resposta extremamente rápidas – o que se aproxima dos requisitos operacionais de jogos de estratégia em tempo real. Além disso, a batalha do Dark Lord BOSS no modo de sobrevivência é na verdade uma “masmorra” que requer planejamento de recursos e divisão de trabalho da equipe. Se puder ser transformado em uma corrida ou desafio por tempo limitado, tem potencial para se tornar um conteúdo competitivo semelhante ao “speed pass”.
Claro, quando se trata de equilíbrio, os valores atuais de armas e adereços no minimundo são realmente um pouco difíceis, e alguns blocos especiais são muito supressivos no PVP. Mas a boa notícia é que sua comunidade de jogadores é muito ativa e mapas e módulos feitos por você mesmo podem ajustar os parâmetros por conta própria. Na verdade, isso resolve o problema do equilíbrio oficial disfarçado – dando o poder de ajustar valores aos criadores e, em seguida, filtrando mapas competitivos relativamente justos por meio da votação da comunidade. Se um mecanismo de correspondência padronizado puder ser introduzido (por exemplo, apenas atributos predefinidos podem ser usados em salas de competição específicas), ele poderá se tornar o próximo jogo competitivo em nível de fenômeno do "Auto Chess".
Finalmente, para ser honesto, o maior problema do Mini World atualmente não é se o jogo em si é competitivo, mas sim que o estereótipo de todos ainda permanece como “um pequeno quadrado para as crianças brincarem”. Mas se você pensar bem, as competições PVP e speedrun do “Minecraft” também não se tornaram populares na comunidade privada? Pela mesma lógica, o Mini World agora tem uma base de usuários maior e uma adaptação móvel mais forte. Contanto que o oficial esteja disposto a pensar mais na "jogabilidade competitiva justa" e na "função de repetição do jogo", acho que ele pode abrir completamente seu próprio caminho de e-sports, como o jogo LOL para celular ou King of Glory - um caminho selvagem que deixa de lado as habilidades do herói e depende inteiramente da construção da imaginação e do ritmo operacional 🎮
Pelo menos os mapas “Parkour Racing” e “Red Stone Battle” que joguei me permitiram ver muitos detalhes operacionais de nível de jogador profissional. Este potencial não deve ser ignorado.