Acabei de baixar "Voyage and Home" e quando vi que o pacote de instalação tinha mais de 2 gigabytes, meu antigo telefone Android quase engasgou. Lembro-me de quando joguei "Age of Discovery 2" e pude viajar pelo mundo com um disquete. Desenhar um mapa da rota do porto foi feito à mão. Ficar acordado até tarde para memorizar o percurso era como memorizar palavras em inglês. Está melhor agora, os gráficos são lindos, o vento e a grama têm efeitos de partículas e o sistema climático pode chover ou nevar, mas enquanto jogo, sempre sinto que falta alguma coisa.
Talvez seja porque sou mais velho e uso filtros em tudo que assisto. Para ser honesto, a base deste jogo é muito boa. A modelagem 3D é muito suave. As ondas do Mediterrâneo ao Novo Mundo quase me deixaram enjoado. 🌊 A jogabilidade do acampamento também é decente. Você pode escolher entre Portugal, Espanha e Holanda, que traz instantaneamente memórias de guerras de gangues ao jogar "Age of Discovery Online". Existem muitos sistemas, como atributos de equipamentos e bônus de constelação. À primeira vista, parece a rotina de veteranos de jogos na web. Quando se trata de desenvolvimento numérico, você sabe tudo.
Mas o problema é que depois de jogar por duas horas, além da localização automática de caminhos e do combate automático, até a carta de navegação foi marcada automaticamente pelo sistema. Lembro-me de quando usei o mouse para clicar no veleiro e fiquei à deriva no mar. Fiquei muito nervoso quando houve uma tempestade. Se o barco afundou, afundou mesmo. Salvei os arquivos manualmente. E agora? Fragmentos, cartas e cartas são sorteados, e até o sistema de capitão é controlado por pedra, papel, tesoura, forçando o jogo de navegação a ser jogado como uma batalha de cartas.
O mais irritante é o “evento dinâmico global”, que parece ridículo, mas na verdade é um chefe mundial que aparece regularmente e todos os jogadores no servidor podem atacá-lo juntos. Essa coisa quebrou no Age of Empires Online há dez anos, ok? Achei que poderia haver um acidente real, como um ataque pirata ou um navio mercante à deriva... Esqueça, afinal, jogos grátis, os fabricantes têm que fazer o que quiserem.
Mas para ser justo, o desempenho deste telemóvel pode de facto suportar um jogo deste tamanho. Quando eu estava jogando "Age of Discovery 4", tive que comprar um cartão de memória especial e conectá-lo ao meu Nokia. Agora os jogos 2G podem funcionar sem problemas e o progresso tecnológico é visível a olho nu. Acontece que um jogo durou metade da minha infância, mas agora centenas de jogos estão acumulando poeira no meu telefone. Quando abro um, quero sair e olhar para outros.
Talvez não seja que os jogos tenham piorado, mas que a paciência da nossa geração tenha sido desgastada pela informação fragmentada. Mas não culpe inteiramente os jogadores. Se a empresa de jogos pudesse fazer um bom simulador de navegação e não gastasse tanto dinheiro com ele, eu estaria disposto a apoiá-lo, mesmo que cobrasse uma taxa de aquisição. Mas a realidade é que se você continuar fabricando produtos de alta qualidade, as pessoas já ganharão muito dinheiro trocando skins e comprando cartas.
Ei, não vamos mais falar sobre isso. Vou ver se consigo pescar um peixe ou alguma coisa nesta “Navegação e Casa”, para recuperar um pouco da felicidade de estar atordoado no mar virtual. Espero que não seja muito confuso nas atualizações subsequentes. Se um modo de exploração livre puder ser adicionado, eu estaria disposto a jogá-lo por um tempo🧭