Ainda me lembro da noite em que estava escondido na cama tocando "Castlevania" no GBA. Os gráficos de pixel de estilo escuro fizeram a alça ficar quente quando eu a pressionei. Tudo que eu conseguia pensar era em como derrotar o chefe. Mais tarde, quando fui para a faculdade, joguei “Dynasty Warriors” e “Monster Hunter” no PSP. A imersão trazida pelo jogo portátil me faz sorrir um pouco quando penso nisso agora.
Assim que abri “Sword to Sealing Demons”, o estilo de pintura das artes marciais sombrias me levou de volta àquela época. Não é o tipo de poluição luminosa fria, mas uma sensação deprimente de pintura com tinta chinesa. Ao fundo estão os templos sombrios, as estalagens dilapidadas de Jianghu e os cavaleiros que foram corrompidos por forças misteriosas. A jogabilidade é colocar cartas, mas a vantagem é que o enredo é cheio de suspense, assim como a tensão de “resolver um caso” quando li os romances de Jin Yong quando era criança.
O que mais me emociona é o evento com 0,1% de desconto, e os melhores cavaleiros podem escolhê-lo diretamente! Naquela época, era difícil economizar moedas de ouro por meio dia no GBA para comprar equipamentos, mas agora seu sonho pode se tornar realidade com apenas um estalar de dedos. E este jogo é completamente despreocupado, ao contrário de alguns jogos para celular que pedem para você fazer check-in em um horário fixo, como ir para o trabalho todos os dias. Eu clico um pouco no meu trajeto todos os dias, observando os cavaleiros lutando automaticamente contra monstros e, ocasionalmente, uma batalha contra chefes, e as memórias de “fazer justiça ao céu” na segunda série voltam para mim.
Ainda me lembro da alegria de liderar Kui Ye pelo mundo de Deus de Deus quando joguei “God of War” no PSP; agora estou liderando o Mestre da Limpeza para resolver esses casos estranhos, e o que estou pensando ainda é a mesma frase: “Quando as montanhas e os rios estão em apuros, devemos nos levantar!” Embora a plataforma tenha mudado, a intenção original não mudou.
Se você também sente falta da felicidade simples da era dos dispositivos portáteis, mas não quer ser dissuadido pela rotina do ouro criptônio dos jogos para celular modernos, experimente isto. Pelo menos para mim, permitiu-me recuperar um pouco do meu sonho de estar no mundo da juventude. 🌙