Ainda me lembro de quando estava no ensino médio, usei meu dinheiro para comprar um cartão flash GBA, que continha dezenas de jogos. O que mais me atraiu não foi “Pokémon” ou “Fire Emblem”, mas sim um jogo de pesca chamado “Deep Sea Hunter”. Naquela época, a imagem era pixelizada e os peixes nadavam como uma apresentação de slides, mas cada vez que eu acertava um peixe grande, o efeito sonoro “beep-beep” me excitava por muito tempo. No caminho da escola para casa, meu melhor amigo e eu entramos no ônibus e nos revezamos esfregando as teclas LR, competindo para ver quem conseguia fritar mais peixes ou economizar moedas de ouro mais rápido. Esse tipo de pura felicidade, não posso deixar de levantar os cantos da boca quando penso nisso agora.
Mais tarde, o PSP e o NDS foram adquiridos um após o outro, e os jogos de pesca também foram atualizados para 3D. Os gráficos de “Crazy Fishing” no PSP são bem mais delicados, e os reflexos das escamas dos peixes são feitos, mas sempre parece que falta a sensação refrescante de “bombardear” no arcade. Mais tarde, quando fiquei ocupado no trabalho, todos aqueles dispositivos portáteis foram enfiados em gavetas e acumularam poeira.
Até ontem, quando estava navegando no meu celular, vi “Pescando no Céu”. Cliquei nele e joguei duas vezes. Fiquei completamente atordoado - não era apenas minha juventude naquela época? Assim que subi, recebi o código de resgate ZFT679, me dei um pacote de presente da torre e comecei a atirar violentamente. Os gráficos 3D são muito melhores que os do PSP da época. Os peixes nadam com luz e sombra, e os efeitos especiais da explosão também apresentam respingos de partículas. Segurando o telefone na horizontal, a sensação é instantaneamente trazida de volta aos tempos de estudante.
Quando vi alguém na área de comentários dizendo “O velho Yao Ji lançou um novo trabalho”, percebi que essa era na verdade a versão oficial de Yao Ji. Lembro que “Deep Sea Hunter” foi produzido por Yao Ji. Naquela época, eu ainda jogava versões piratas no GBA. Agora posso finalmente aproveitar os benefícios da versão original gratuitamente e silenciosamente compensei isso com um "ingresso de jogo" 😂
Comparada com a versão original, a atual “Explosão de Pesca” foi bastante atualizada. A versão original só podia ser jogada para um jogador, mas agora você pode se conectar à Internet e formar equipes com outras pessoas para fritar peixes; as moedas de ouro originais tiveram que ser acumuladas lentamente, e agora o pacote de presente para novatos dá a você a torre diretamente; a versão original tinha apenas uma dúzia de tipos de peixes, mas agora, de tubarões dourados a peixes fantasmas, a variedade dobrou. Mas o que mais me impressiona é que quando usei as teclas cruzadas do GBA para mirar, ela sempre ficava torta. Agora posso acertar o que quiser com a tela sensível ao toque do meu celular. É tão emocionante.
A única coisa que permanece inalterada é a sensação de expectativa de que “mais um peixe grande virará o jogo”. Assim como naquela vez, depois da escola, nos agachamos em frente à barraca à beira da estrada e usamos o dinheiro do café da manhã que economizamos para trocar moedas do jogo, e uma moeda foi jogada a tarde toda. Embora não haja necessidade de economizar dinheiro agora, a ideia de “explodir moedas de ouro” ainda voltou com força no momento em que abri “Explosão de Pesca”.
A juventude, de facto, não foi longe. Apenas mudou a tela e continuou nos acompanhando. 🕹️🎮