Para ser honesto, como um velho que joga jogos para celular desde a era Symbian, é muito emocionante ver os jogos para celular se desenvolverem, desde o simples Snake e Tetris até todos os tipos de jogos sofisticados de hoje. Recentemente, um amigo me recomendou experimentar "Happy Landlord". No início não levei a sério, pensando que era apenas um jogo de pôquer antiquado. Mas depois que comecei a jogar, não consegui parar de jogar. Eu não poderia me gabar disso. Este jogo realmente me deu uma nova compreensão da evolução dos jogos móveis atuais.
Vamos falar primeiro sobre o jogo em si. Não é apenas uma luta tradicional de Landlord, mas também incorpora novos truques, como clonagem de bombas e explosões contínuas. A tela cheia de bombas realmente descomprime o jogo. Parece um filme de ação com efeitos especiais. À primeira vista, destina-se às necessidades de “entretenimento em tempo parcial” dos jovens de hoje. Especialmente na jogabilidade “Billion King Explosion”, os números dispararam após uma rodada. Embora eu soubesse que era um feijão virtual, a sensação de prazer era bastante real. Outro destaque são os minijogos casuais, como pesca e cultivo ocioso. Eles não têm nada a ver com os proprietários, mas quando juntos fazem as pessoas quererem desligar. É um pouco como a tendência de “sobreposição de conteúdo” no desenvolvimento de jogos para celular – não é suficiente reter as pessoas apenas com a jogabilidade central. Alguns minijogos de pesca devem ser adicionados para permitir que os jogadores voltem quando tiverem tempo de coletar comida e jogar outro jogo.
Do ponto de vista da indústria, esse modelo de “RPG casual + social + leve” na verdade reflete as duas direções principais dos jogos para celular atuais: uma é a fragmentação extrema e a outra é a costura diversificada. No passado, Landlords tratava apenas de jogar cartas, mas agora "Happy Landlords" inclui desenvolvimento de mansões, caça ao tesouro e batalhas contra BOSS. Para ser sincero, é como combinar o sentido de desenvolvimento de “Animal Crossing” e a competitividade de “Doudizhu”, mas a experiência não é inconsistente e permite que jogadores com gostos diferentes se divirtam. Em particular, o design de “Happy Manor” sobre plantar e roubar vegetais me lembra a Happy Farm em Saipan há dez anos. Nesse horário, todos colocam o despertador no meio da noite para colher verduras. Agora, essa jogabilidade voltou aos jogos para celular, mas mudou de aparência e ainda é de natureza social.
Além disso, o modelo de cobrança deste jogo é de 0 yuans grátis, mas compras no aplicativo, como cupons e skins, são naturalmente indispensáveis. Como um jogador antigo, sou bastante sensível ao ouro criptônio, mas os pontos de pagamento de “Happy Landlords” são principalmente itens não essenciais, como skins de mesa de cartas e aceleração de caça ao tesouro. Se você não comprar, isso não afetará a experiência principal. Atualmente, essa é considerada uma ideia de monetização relativamente madura para jogos para celular - atrair usuários gratuitamente e, em seguida, usar conteúdo não numérico, como skins e VIPs, para estimular o consumo. Comparado com as rotinas anteriores de jogos na web que forçaram o criptônio, é realmente uma melhoria.
Finalmente, gostaria de dizer algo que pode ser um pouco antiquado: embora todos os jogos principais custem agora dezenas de Gs, aqueles que podem realmente ser jogados e relaxados num tempo fragmentado são muitas vezes jogos leves como "Happy Landlord". Não exige que você mergulhe por várias horas, mas o design é empolgante o suficiente para que você esteja disposto a jogar dois jogos enquanto espera o ônibus e pesca. Do Symbian ao Android, dos feature phones aos jogos em tela cheia, a forma dos jogos mudou, mas a essência da “diversão” não mudou. Não quero me gabar disso, mas recomendo a todos os jogadores de pôquer que experimentem esta versão, especialmente aqueles que acham o Landlord Landlord tradicional chato. Clone Blast Blast é realmente interessante. 😌