Para ser honesto, aos trinta anos, joguei oitenta ou menos jogos de terror. Desde a versão Java de "Silent Hill" na era Saipan até várias salas de fuga domésticas de má qualidade posteriores, há muito tempo estou um pouco cansado desse tipo de jogo. Mas o jogo “Old House in the Mountain Village” ainda fez meus olhos brilharem.
Não quero me gabar, mas esse jogo me pegou desde o início. Embora estes elementos não sejam novos, como a velha casa nas montanhas, os corvos da lua de sangue e as explosões de choro, mas combinados com os efeitos sonoros profundos e imagens progressivas, a atmosfera criada é realmente poderosa. Eu estava brincando com fones de ouvido e, assim que cheguei ao portão de ferro, um corvo gritou de repente, o que realmente fez meus ombros tremerem. 😅
O jogo como um todo é um avanço típico da trama no estilo quebra-cabeça. Você explora a antiga casa, coleta pistas, resolve quebra-cabeças um após o outro e gradualmente junta as peças do que aconteceu com a vila e a família. Para ser honesto, os designs de quebra-cabeças de muitos jogos para celular hoje em dia são muito simples ou muito anti-humanos. Eles fornecem instruções diretas ou dificultam as coisas para os jogadores. No entanto, a dificuldade dos quebra-cabeças em "Old House in the Mountain Village" é bem controlada e não o deixará preso por muito tempo nem fará com que você sinta que seu QI está insultado. O processo de resolução de quebra-cabeças também está intimamente relacionado ao enredo, e não há sensação de separação na resolução de quebra-cabeças pelo simples fato de resolvê-los.
Em termos de enredo, conta uma história um pouco antiquada, mas completa. Já vi essas rotinas em muitos jogos, como rixas familiares, vingança de almas injustiçadas e revelação da verdade, mas “A Velha Casa da Vila” é melhor pelo ritmo bem controlado, e não é apenas assustador por ser assustador. Há um trecho da peça sobre a transição de vida da filha do dono da antiga casa. Embora não seja muito novo, mas combinado com o prenúncio apresentado anteriormente, fiquei um pouco envergonhado quando joguei lá. Há verdade por trás do horror, e este jogo faz isso.
Em relação aos gráficos e efeitos sonoros, considerando que este jogo foi produzido na era Android 5.0, a qualidade da imagem definitivamente não é excelente agora, mas seu estilo artístico é muito unificado - frio e deprimente, e vários detalhes, como manchas de sangue na parede, torneiras pingando e luzes intermitentes ocasionais, são todos bem feitos. Especialmente o tipo de exploração na perspectiva da primeira pessoa. Embora o funcionamento não possa ser comparado à obra-prima do terror no PC, já é bom no celular.
Deixe-me falar sobre um pequeno detalhe: não existe uma “morte com salto facial” barata neste jogo para assustar você, mas o medo psicológico é lentamente expresso através do ambiente, dos efeitos sonoros e da narração do texto. Na minha opinião, como jogador experiente, este método é muito mais avançado do que simplesmente assustar as pessoas.
Claro, também tem algumas deficiências. Por exemplo, as pistas do quebra-cabeça nas fases posteriores estão um pouco dispersas e podem ser um pouco irritantes de encontrar; e afinal, o jogo foi feito há alguns anos, então pode ficar um pouco embaçado quando executado nos telefones celulares de alta resolução de hoje. Mas no geral, este é um jogo que vale a pena experimentar, sem mencionar que é gratuito, não tem compras no aplicativo e não tem interferência publicitária – isso é simplesmente uma lufada de ar fresco no mercado de jogos atual.
Olhando para trás, para a era Symbian, seguramos pequenos telefones celulares e jogamos repetidamente aquelas dezenas de jogos K Java, e nos divertimos muito jogando-os. Hoje em dia, o desempenho dos telemóveis aumentou inúmeras vezes e obras-primas surgem uma após a outra, mas é difícil encontrar essa sensação de imersão. "The Old House in the Mountain Village" permitiu-me recuperar brevemente esse sentimento - uma história simples, alguns quebra-cabeças requintados e uma atmosfera sombria eram suficientes.
Se você é como eu e gosta de jogos de terror da velha escola que se concentram no enredo e na atmosfera, você também pode tentar este. De qualquer forma, é grátis, sem perda alguma. 😌