Como observador de e-sports móveis, tenho estudado recentemente os ajustes de equilíbrio do “Miracle Gunner”. Para ser honesto, quando este jogo de pinball roguelike foi lançado, fiquei um pouco insatisfeito. Afinal, eu estava acostumado com as batalhas em equipe do KPL e não estava interessado nesse tipo de jogo para um jogador. Mas depois de jogar em profundidade, descobri que a profundidade de sua combinação de habilidades Combo na verdade tem um grande potencial competitivo – especialmente quando a versão é atualizada com frequência e cada patch testa a compreensão dos jogadores sobre a ligação de habilidades.
Vamos falar sobre as últimas alterações importantes na versão. O oficial reduziu a probabilidade de desencadeamento de “Chain Lightning” e fortaleceu várias cartas impopulares “Armadura de Espinhos” e “Desvio de Energia”. À primeira vista parece um equilíbrio regular, mas o impacto no ambiente competitivo é bastante óbvio. No passado, quando jogadores de ponta chegavam ao nível 500, quase todos tinham uma fórmula fixa de “ejeção de raio + amplificação de acerto crítico”. Agora, essa rotina é obviamente fraca, porque o acionamento da cadeia de raios é instável, mas dá espaço para o fluxo de contra-lesão da armadura de espinhos e para o fluxo de controle de campo de sustentação do desvio de energia. Este ajuste é na verdade muito inteligente - ele quebra o monopólio original da "solução ideal", permitindo que jogadores de diferentes estilos ajustem temporariamente suas estratégias com base em relíquias descartadas aleatoriamente, e os requisitos para julgamento da situação são realmente maiores.
O que mais me preocupa pessoalmente é que a lógica de comportamento da IA do “Monstro Negro” também mudou após esta atualização. No passado, os monstros de elite davam prioridade ao ataque de bolas de habilidade na última fileira, mas agora eles atirarão indiscriminadamente, o que significa que os jogadores devem confiar mais no ângulo de ejeção e na consciência de posicionamento. Para jogadores que gostam de competir com velocidade e operação de mão, essa onda de mudanças é boa; mas os jogadores que dependem de rotinas fixas para ganhar pontos poderão ter que se adaptar novamente. Do ponto de vista da justiça competitiva, acho que essa direção está certa - a confiança excessiva em uma única habilidade forte sufocará a criatividade, e a diversão principal de "Miracle Gunner" reside originalmente em "criar combinações únicas de habilidades".
Claro, também existem aspectos controversos na atualização. Por exemplo, a lendária carta de habilidade “Magic Resonance” teve seu dano de ressonância reduzido em 15%. Muitos jogadores de classificação reclamaram que isso cortou diretamente o limite superior da explosão em rodadas de alto nível. Mas acho que isso apenas mostra que o planejador de versão está controlando deliberadamente a expansão numérica - se uma carta puder passar facilmente por todos os níveis, o jogo se tornará um simulador de desenho de cartas. Entre os 500 níveis atuais, a dificuldade dos primeiros 300 níveis é relativamente suave, enquanto os últimos 200 níveis testam obviamente a proficiência do jogador em diferentes gêneros. Este desenho gradiente é bastante razoável em termos de competitividade.
Por fim, quero falar sobre a seção “namoro por selfie”. Embora normalmente postemos selfies aqui para encontrar companheiros de equipe, para ser honesto, eu valorizo mais a compreensão do jogo do que a aparência. Se alguém em "Miracle Gunner" puder analisar comigo os estilos de jogo convencionais e as estratégias de contra-rotina de cada versão, então ele é o verdadeiro companheiro de equipe 😂 Espero que haja mais discussões técnicas no fórum no futuro e menos postagens estúpidas de cartas. Afinal, em jogos competitivos, as atualizações de versão são o melhor material para pensar. Você acha que essa mudança torna o jogo mais interessante ou mais cansativo? Bem-vindo ao debate.