Para ser honesto, jogo jogos para celular há pelo menos quinze ou dezesseis anos, desde a era Symbian. Já vi muitos jogos de fast food e muitas coisas que enganam as pessoas em nome dos sentimentos. Então, quando eu estava navegando no fórum e vi essa Lenda dos Heróis das Dinastias Sui e Tang, minha primeira reação foi: Ah, é outro jogo de xadrez, certo? Mas devido à minha preferência pelos temas da Dinastia Sui e Tang, baixei e experimentei. Joguei por três noites seguidas e meu telefone quase ficou sem bateria antes de desligá-lo 🫠
Vamos falar primeiro sobre como jogar xadrez. Não vou me gabar disso, mas realmente não há muitos fabricantes no mercado de jogos para celular que estejam dispostos a fazer esse tipo de xadrez de guerra de estratégia baseado em turnos. Todo mundo está fazendo sorteios de cartas e batalhas automáticas. Jogos como Legend of Heroes of the Sui e Tang Dynasties, que honestamente permitem que você configure formações, considere o terreno, calcule o número de movimentos e use unidades para lutar entre si, são simplesmente uma lufada de ar fresco. Existem muitos designs de níveis no jogo e você não pode vencer sem pensar. Você tem que usar seu cérebro para ajustar as posições dos generais, especialmente algumas batalhas históricas, como os níveis em Wagangzhai. Se eu não tivesse acumulado a base jogando Romance of the Three Kingdoms no computador, teria ficado preso por meio dia.
Em termos de enredo, o jogo segue a história de romance, desde a tirania do Imperador Yang de Sui até a revolta de heróis de todas as esferas da vida, até a rebelião de Wagang Juyi e Li Yuan em Taiyuan. O ritmo é bem controlado, não há cutscenes muito longas, mas os diálogos e os gatilhos de batalha de tramas importantes são mantidos. Jogar as cenas em que Cheng Yaojin rouba o imperador e Qin Qiong vende seu cavalo me fez, um cara velho como eu, sorrir de verdade. Ouço essa história desde criança. É bastante envolvente jogá-lo novamente no jogo.
Quanto aos gráficos, afinal é um jogo antigo e não se compara aos das grandes produções 3D da atualidade. No entanto, o estilo pixel ou a pintura tridimensional 2D inicial dá uma ideia dos tempos. Lembro que muitos jogos de xadrez de guerra em Saipan têm esse tom. Agora acho que são um pouco grosseiros, mas não cansam de brincar e são confortáveis para os olhos. Além disso, os avatares dos personagens e os ícones das unidades são bastante claros, e a interface de estratégia também é simples, para que você não precise percorrer os menus por muito tempo.
O ponto principal é que este jogo é gratuito e você pode comprá-lo por 0 yuans. Não há armadilhas complicadas de compra no aplicativo e não há restrições físicas dizendo “você só pode jogar três níveis hoje”. Para ser sincero, esse tipo de jogo de consciência é tão raro quanto o panda gigante no ambiente atual. O desenvolvedor é Chengdu Xinyue Entertainment. Nunca tinha ouvido falar deste nome antes, mas por ter conseguido atingir este nível de xadrez estratégico, não posso elogiá-lo muito.
Por fim, vamos falar sobre um pouco de nostalgia. Quando eu era criança, joguei uma versão portada de “Three Kingdoms” em um Nokia que meu pai havia eliminado. Naquela época a tela estava cheia de pixels, mas eu conseguia jogar da tarde à meia-noite. Mais tarde, mudei para um smartphone e joguei transplantes autônomos como Fire Emblem e Final Fantasy Tactics, que estavam cheios de lembranças. Hoje em dia, a maioria dos jogos de xadrez de guerra para dispositivos móveis no mercado foram alterados para combate automático e sorteio de cartas. Embora tenham ganhado dinheiro, sempre sentem que falta um pouco do sabor do “xadrez”.
Lenda dos Heróis das Dinastias Sui e Tang, talvez você já tenha jogado obras-primas semelhantes e melhores, mas para quem gosta de história, gosta de xadrez de guerra, e quer voltar um pouco da sensação dos jogos antigos, definitivamente vale a pena experimentar este jogo. Especialmente se você cresceu lendo romances das dinastias Sui e Tang ou ouvindo histórias, nas quais o machado de três machados de Cheng Yaojin, a carabina de Luo Cheng e a maça de Qin Shubao podem ser encontrados no jogo com designs e habilidades correspondentes, proporcionando uma forte sensação de imersão.
Dito isso, tomemos isso como referência para jogadores semelhantes. O War Chess não está morto, só precisa que alguém se lembre do que já foi. Espero que haja mais amigos que gostem de jogar esse tipo de jogo 😊