Recentemente, um amigo comprou um jogo para celular chamado “Monster Train”. Originalmente, pensei que fosse um jogo de cartas casual, mas quanto mais eu jogava, mais me viciava nele. Até mesmo um veterano dos e-sports como eu, que acompanha KPL e LPL o ano todo, começou a analisar seriamente sua lógica competitiva.
Vamos falar primeiro sobre o mecanismo central: os jogadores precisam implantar monstros no trem infernal para defender vários campos de batalha verticais e, ao mesmo tempo, enviar monstros para atacar o trem do oponente. Diferente da troca tradicional de sites de jogos de cartas, o que é enfatizado aqui é a divisão multicanal de tropas e agendamento de recursos, que é um pouco como uma combinação de divisão e luta em grupo no MOBA. Os decks gerados aleatoriamente e as rotas de atualização em cada rodada tornam a batalha altamente variável.
Do ponto de vista do equilíbrio, as diferenças de desempenho entre as diversas corridas da versão atual são bastante interessantes. O Shadow Clan joga um estilo stealth burst, semelhante ao King Lanling em Honor of Kings. Possui forte supressão no estágio inicial, mas é facilmente eliminado pela AOE no estágio posterior. O Melt Clan joga com uma pilha ardente, como a escalação de bola de neve na LPL. Uma vez interrompido o ritmo, é difícil virar. Atualmente, o sistema de crescimento de sementes da família desperta é relativamente estável, com muitos métodos de controle e solução, e a curva de taxa de vitórias é bastante suave. Pode ser considerada a escolha para a versão T1.
No entanto, a última atualização oficial ajustou o coeficiente de dano por queima da família Melt e enfraqueceu o valor de saúde de uma determinada carta central da família Despertar. Esse controle preciso de temperatura é muito semelhante à ideia de ajustar os valores heróicos no KPL. Isso mostra que os desenvolvedores continuaram atentos ao ambiente competitivo e não permitiram que uma rotina dominasse.
Uma coisa que me surpreende é que quase não há cartas desperdiçadas neste jogo. Cada carta pode desempenhar uma função em uma posição e combinação específica do campo de batalha, ao contrário de muitos jogos de cartas onde sempre há vários esgotos. Isso fornece a base para táticas mutáveis e também exige que os jogadores tenham uma compreensão mais profunda do baralho.
Claro, também existem áreas que precisam de otimização. Por exemplo, algumas opções de atualização de alto nível são muito poderosas e aleatórias, resultando em um nível de sorte ligeiramente alto; o mecanismo de correspondência de partidas classificadas ocasionalmente resulta em jogos com enormes disparidades de classificação, e a experiência é um pouco desconectada.
Em geral, como um jogo gratuito para celular, “Monster Train” faz um bom trabalho em jogos estratégicos e justiça competitiva. Se você gosta da sensação de escolher o xadrez automático ou o TCG tradicional e deseja experimentar novas operações multilinhas, vale a pena tentar. Aliás, alguém sabe se esse jogo terá sistema de espectador no futuro? Quero muito assistir aos jogos de trem dos melhores jogadores 🚂