Ainda me lembro dos dias em que estava no ensino médio, escondendo secretamente o GBA embaixo do meu livro e jogando “The Age of Discovery” na aula de história. Naquela época, tive que desenhar meus próprios mapas e calcular as rotas manualmente. Ao encontrar piratas, eu corria para apertar o botão de pausa para me esconder do professor. Agora pense bem, esse tipo de paixão desajeitada é a forma mais verdadeira de juventude.
Recentemente baixei "Ship to the Pacific" no meu celular. Eu só queria tentar casualmente, mas não esperava que não conseguisse parar de jogar. No momento em que abri o jogo, senti como se estivesse de volta ao garoto que limpava secretamente os níveis debaixo da mesa. 😭 Embora o quadro atual seja muitas vezes mais delicado do que o console portátil que eu usava naquela época, a sensação familiar de comandar uma frota e organizar tropas veio até mim de uma só vez.
Lembro-me de quando jogava jogos de batalha naval no GBA, a maior dor de cabeça era a coordenação da frota. Os atributos de cada nave só poderiam ser memorizados de memória. Agora o jogo para celular organiza isso automaticamente para você e pode ajustar a formação em tempo real. A interface de operação é realmente muito mais confortável do que a pequena tela do passado. No entanto, ainda prefiro arrastar e implantar manualmente a formação. Embora seja um pouco cansativo, sinto sempre que isto me dá uma sensação mais de “comandante”.
O que mais me surpreende é a batalha entre servidores no novo pacote de expansão. Na verdade, você pode jogar contra jogadores de outros servidores em tempo real! Os dias de usar um cabo online GBA para jogar com amigos estão de volta, mas agora não precisamos mais daquele cabo curto e fácil de quebrar. Além disso, o mecanismo de correspondência é muito justo. Ao contrário de antes, se você perder, você só poderá culpar o jogador trapaceiro na próxima aula. 😅
Claro, também há arrependimentos ao comparar o jogo para celular com a versão portátil original. Eu costumava jogar “Fleet Commander” no PSP e toda vez que fazia upgrade, ouvia o zumbido do ventilador, mas agora que meu telefone está esquentando, não parece mais um ritual. Além disso, o modelo de cobrança dos jogos para celular deixou jogadores veteranos como eu bastante preocupados no início, mas depois da experiência real, posso jogá-los confortavelmente mesmo sem festas de krypton, e os recursos dados como recompensas diárias são completamente suficientes.
Se você é como eu e passou inúmeras noites no computador de mão, experimente. Embora a juventude não possa ser devolvida, a paixão pode ser reavivada no mar. 🚢