图片
Ainda me lembro de quando estava na escola primária, segurava secretamente o GBA na minha cama e jogava a versão chinesa de 256 KB de Three Kingdoms. Você só pode contar com soldados de pixel para abrir territórios. Os generais inimigos nem sequer têm diálogos de voz, por isso todos confiam na imaginação. Tenho que esperar muito tempo para salvar o jogo depois de um jogo, com medo de que a energia seja cortada e o jogo seja em vão. 🕹️ Naquela época, eu não sabia o que significava “operação”. Eu só sabia encher a cidade de soldados e depois correr até o fim. Chorei quando perdi e fiquei feliz o dia todo quando ganhei.
A juventude está de volta! Os jogos de estratégia dos Três Reinos daquela época eram muito simples: sitiar cidades, capturar generais e unificar. Mas se você jogar mais, descobrirá que a jogabilidade é realmente a mesma. Construa tropas na cidade e empurre-as para fora. O treinamento de generais depende inteiramente de valores aleatórios e não há como ajustar a estratégia. O atual jogo para celular "Trinta e seis estratégias" realmente faz meus olhos brilharem. Parece que o sonho do GBA foi transferido para a tela grande de alta definição, e está mais completo. 🎮
Deixe-me comparar um jogo clássico com uma remasterização moderna. Vamos falar primeiro sobre o sistema de títulos. No passado, na GBA, a posição oficial era apenas um nome. Não havia muita diferença entre oficiais civis e militares. Quando você se tornou imperador, você só tinha mais algumas linhas. Porém, em “Trinta e Seis Estratégias”, o título afeta diretamente os recursos do feudo e a eficiência da corregedoria, podendo também trazer reais benefícios oficiais. Cada vez que você é promovido, é como tirar nota máxima no exame daquela época, e você tem uma sensação de realização! 🎖️ Depois, há a gestão do feudo. Antigamente, construir uma casa era apenas clicar e esperar. Agora há mais coleções, alocação de recursos e eventos aleatórios. Parece que você está realmente administrando uma cidade, como se pudesse sentir o cheiro de livros e armaduras de ferro.
O que mais me entusiasma é a combinação de habilidades dos comandantes militares. No passado, no GBA, os generais tinham apenas três valores: força, inteligência e comando. Habilidades? Se não existir, existe no máximo uma “Estratégia de Fogo” ou um “Ataque de Água”, e é apenas uma animação de pixel. Nas atuais “Trinta e Seis Estratégias”, as habilidades dos generais podem ser combinadas livremente, ativas e passivas, e combinadas com a contenção de armas e terreno, uma equipe de tropas pode realizar um conjunto de combos. A sensação operacional é quase tão refrescante quanto jogar “Three Kingdoms: Mixed Edition” no PSP.
Mas, para ser honesto, os jogos para celular modernos também lamentam. Eu costumava jogar o jogo de estratégia Three Kingdoms no NDS. A tela sensível ao toque funcionava suavemente e era muito emocionante segurar uma caneta com uma mão e pressionar botões com a outra. Embora a tela sensível ao toque dos telefones celulares seja muito conveniente agora, falta-lhe o feedback dos botões físicos e a sensação ritual de exclusividade. Além disso, o modelo de carregamento mudou. No passado, você poderia simplesmente comprar uma fita cassete e tocar por toda a eternidade. Agora há compras no aplicativo e sorteios de cartões. Embora não seja obrigatório ganhar dinheiro, quando ocasionalmente você vê atividades por tempo limitado, ainda sentirá falta da pureza de jogar todos os finais com um disco pirata. 💰 Dito isto, os jogos móveis modernos têm belos gráficos, atualizações rápidas e podem ser jogados online. Naquela época, você e seus colegas só podiam se reunir em frente ao GBA depois da escola. Agora você pode combinar milhares de pessoas online para atacar a cidade a qualquer hora e em qualquer lugar. A tecnologia realmente mudou a juventude.
Em suma, "Trinta e Seis Estratégias" pode ser considerada como mantendo a alma do clássico SLG dos Três Reinos e adicionando elementos sociais e de desenvolvimento modernos. Se você é como eu e já sonhou em criar estratégias em um console portátil, agora pode experimentar este. Talvez você não consiga encontrar o toque simples, mas perfeito do GBA naquela época, mas com certeza será capaz de encontrar novas paixões e memórias. 🔥
(P.S. mais uma vez elogio o sistema de títulos, sempre gosto da combinação gratuita de habilidades gerais!)