Para ser honesto, como jogador veterano da era Symbian, tenho visto muitos jogos sob a bandeira de “educação e entretenimento”. No final, eram anúncios grosseiros ou completamente desviados da palavra “jogo”. Mas o jogo sobre o qual vou falar hoje, “Run for Better Health”, faz com que eu, um velhote um pouco exigente com jogos para celular, raramente sinta um traço de sinceridade por parte do desenvolvedor.
Vamos falar primeiro sobre o histórico. Este jogo foi desenvolvido pela Beijing Gulu Marketing Consulting Co., Ltd. É gratuito, não tem compras no aplicativo e funciona na plataforma 5.0 ou superior. À primeira vista, parece um pequeno aplicativo de treinamento esfincteriano para bebês menores de 3 anos, mas como um jogador idoso que está acostumado a desmontar cada jogo para ver sua estrutura, reservei um tempo para experimentá-lo com atenção e descobri que é realmente bastante interessante.
Sua jogabilidade básica é muito simples: por meio da simulação de cenários, o bebê pode imitar os movimentos de ir ao banheiro durante a interação, com comandos de voz e feedback de animação. O estilo da imagem segue os moldes dos desenhos animados jovens, com cores suaves e personagens arredondados. Não existem cores contrastantes deslumbrantes, o que me deixa muito feliz - muitos aplicativos de educação infantil abusam de cores fluorescentes para chamar a atenção, o que é muito hostil aos olhos das crianças pequenas. Os comandos de voz também são muito atentos, com tom vivo e voz infantil, para que o bebê não se sinta “ensinado”.
Sem querer me gabar, essa ideia de design é, na verdade, muito consistente com a teoria da “aprendizagem por imitação” na psicologia da primeira infância. O jogo divide “ir ao banheiro” em várias etapas: sentar em um vaso sanitário pequeno, dar descarga e lavar as mãos. Cada etapa tem feedback visual e auditivo claro. Quando o bebê clicar no vaso sanitário, ouvirá o som da descarga; quando o bebê clicar na pia, haverá animações de fluxo de água e formação de bolhas. Todo o processo não tem condições de falha nem pressão de contagem regressiva. É completamente encorajador.
Como jogador veterano de 30 anos, aprecio especialmente uma coisa: não deixa os pais nem um pouco ansiosos. Muitos jogos de educação infantil gostam de usar “classificações”, “estrelas” e “listas de classificação” para estimular os pais, fazendo os adultos pensarem que “as crianças devem brincar até obterem estrelas completas para atingir o padrão”. Isso coloca a carroça na frente dos bois. “Correr pela Saúde” tem apenas um objetivo em todo o processo: deixar as crianças imitarem com alegria e, então, naturalmente dar vida a esse hábito.
Claro, não é isento de deficiências. O conteúdo do jogo é relativamente pequeno e as cenas possuem apenas alguns links fixos. Crianças com mais de 3 anos podem ficar entediadas depois de jogar várias vezes. E não há painel de controle parental ou função de acompanhamento de progresso, o que pode não ser “visual” o suficiente para pais jovens que estão acostumados com a análise de dados. Considerando que é totalmente gratuito, isso é compreensível.
Finalmente, algumas palavras nostálgicas. Lembro que existia um jogo chamado "Baby Learns to Walk" na era Symbian. Você usou as setas do teclado para controlar uma pessoa pequena e cambalear. Embora a imagem fosse simples, minha irmã aprendeu a percorrê-la naquela época - a verdadeira sensação de realização não era comparável à dos cartões de ouro de criptônio de hoje. Agora vejo que ainda existe uma equipe disposta a trabalhar duro para criar esse tipo de jogo funcional “pequeno, mas bonito”, que aquece meu coração.
Se você tem um bebê de 1 a 3 anos em casa que está preocupado com o treinamento do banheiro, você também pode tentar isso. De qualquer forma, é grátis, sem anúncios, as crianças se divertem e os pais não precisam se preocupar. recomendo. 😌