Para ser honesto, como um velho que jogou desde a era Saipan, fui recentemente apresentado ao Rampage Heroes por um amigo. Joguei por cerca de uma semana e me senti um pouco emocionado. Na verdade, este jogo não é novo. Eu vi no taptap em 2018, mas nunca joguei profundamente. Depois de vivenciar isso seriamente desta vez, sinto que é necessário escrever algumas palavras.
Vamos falar primeiro sobre jogos semelhantes. Na verdade, existem muitos jogos para celular inativos de artes marciais nos últimos anos, como os primeiros jogos inativos Jianghu e Jianghu Fengyunlu, bem como alguns trabalhos posteriores com nova aparência. Acho que a maior característica de Rampage Heroes é a sua energia “irregular”. No início, você recebe um sistema de reencarnação e, então, quando abre os olhos, descobre que é jogado em um mundo onde até uma criança usando calças sem virilha pode praticar artes marciais. Esse tipo de cenário sem sentido é, na verdade, bastante novo no gênero das artes marciais. A maioria dos jogos semelhantes segue um caminho sério ou retrô. Por exemplo, Jianghu se concentra principalmente em enredos no estilo Jin Yong, Jianghu Fengyunlu é mais linear na narrativa independente de RPG e Rampage Heroes é completamente engraçado e satírico. Até os desenhos dos personagens são no estilo stickman, mas são mais impressionantes.
Não é se gabar, a vantagem está na liberdade. Você pode escolher uma seita no início e depois desligar para praticar, mas não é completamente ocioso – porque eventos aleatórios, aventuras e interações entre jogadores (como sparring, aprendizados e até casamentos) tornam esse “jarro” bastante animado. Em contraste, alguns jogos semelhantes são como processar dados em um jogo independente depois de ficar ocioso por um longo tempo. No entanto, o sistema social do Rampage Heroes Forum é mais realista. No fórum, os jogadores escrevem piadas, tramas de roteiros e até o próprio oficial assume a liderança na confecção de piadas. Esse tipo de atmosfera é bastante raro em jogos para celular.
Claro que existem desvantagens. Em primeiro lugar, a imagem é muito simples e, se você seguir um estilo refinado, poderá ser dissuadido. Em segundo lugar, o equilíbrio numérico ocasionalmente quebra, especialmente nas fases posteriores, quando certas habilidades em artes marciais são demasiado fortes e os recém-chegados são facilmente abusados ao ponto de quererem eliminar o jogo. Além disso, a frequência de atualização não é muito rápida e a profundidade do jogo é um pouco fraca nas fases posteriores. Não é como Jianghu, que pode produzir continuamente novos mapas e novas artes marciais. Além disso, o modo de cobrança é de 0 yuan, mas ainda há maneiras de obter compras no aplicativo, mas é totalmente jogável para festas casuais, o que é mais generoso do que muitos jogos de mudança de pele que forçam o criptônio.
Para ser honesto, Rampage Heroes é mais adequado para jogadores que têm a mente aberta, não buscam gráficos e gostam de causar problemas com estranhos no jogo. Se você quer uma história que possa ser interpretada como um RPG independente, então pode ser mais adequado colocá-la em Jianghu; se você quiser apenas clicar algumas vezes por dia e ver os personagens ficarem cada vez mais fortes, enquanto fala bobagens com os internautas, então Rampage Heroes vai lhe proporcionar muita diversão.
Uma última frase nostálgica: Dos jogos Java de artes marciais no Symbian aos atuais jogos online para celular, o tema das artes marciais passou por muitas mudanças. Rampage Heroes me lembrou Legend of Heroes de Jin Yong que joguei no Nokia 6300 - o repentino senso de humor e a atmosfera de bate-papo entre os jogadores são na verdade mais nostálgicos do que os gráficos legais. 😌