图片
A recente temporada regular do KPL Spring Split está a todo vapor, e Yinuo do AG Super Play Club contribuiu com várias ondas de operações extremas, o que é muito divertido para espectadores antigos como eu. No entanto, como observador de e-sports, estou mais preocupado com a lógica de tomada de decisão dos jogadores sob alta pressão – como quando alterar os recursos e como prever a posição do adversário. Esse tipo de pensamento de “deixar espaço para a próxima etapa” é na verdade semelhante a um jogo que joguei recentemente, “Block Explosion Puzzle”.
Superficialmente, este jogo é sobre eliminação de blocos, mas depois de jogá-lo, você descobrirá que é um jogo de layout pesado. O tabuleiro de xadrez 9x9 parece espaçoso, mas as 18 formas de blocos geradas aleatoriamente e o fato de você poder girar livremente fazem com que cada escolha pareça uma “pequena batalha em equipe”. Você tem que prever a situação três ou cinco passos à frente: deixar uma forma longa para se preparar para a limpeza ou preencher primeiro os cantos para evitar ser bloqueado? Esta escolha é igual à decisão do caçador no KPL de "controlar o dragão primeiro ou capturar o homem primeiro". Ele testa o planejamento dinâmico e a sensibilidade aos riscos.
Descobri que muitos jogadores novatos tendem a cometer um erro, que é correr para eliminá-los quando veem que podem ser eliminados. Como resultado, a placa é cortada em várias áreas isoladas e os blocos em forma de Z ou L que vêm depois não podem ser inseridos. Isso é um pouco semelhante a algumas equipes que correm para substituir suas tropas no estágio inicial, apenas para perder o ritmo de suas tropas. Os verdadeiros mestres reservarão deliberadamente algum "espaço flexível", como deixar deliberadamente uma coluna vazia para barras longas ou usar blocos irregulares para preencher as linhas principais primeiro - isso é exatamente como a tática no AG Super Play Tournament de "deixar Yi Nuo consumir a economia e outras posições para ocupar o espaço". O núcleo é permitir que os principais recursos tenham um lugar para pousar.
O mecanismo de bônus combinado do jogo também é muito interessante. A eliminação contínua pode acionar o multiplicador de pontuação, mas o preço é que você será forçado a consumir os blocos originalmente usados ​​para o layout. É como uma onda de batalhas de equipe zero em cinco no jogo - é legal vencer, mas se você desperdiçar uma onda de tropas por causa da vitória na batalha de equipe, o oponente aproveitará a lacuna defensiva. Então, se você quer ser ávido por combos ou não, depende se o seu “lineup” (estrutura atual do tabuleiro) permite isso. Esse tipo de equilíbrio tem mais profundidade competitiva do que uma simples “sensação de frescor”.
Se eu tiver que encontrar uma falha, acho que o "Block Explosion Puzzle" atualmente carece de um ambiente real de benchmarking de e-sports. Embora o modo de nível seja muito desafiador para diminuir de 9x9 para 5x5, o modo livre, afinal, é apenas para um único jogador. Se você puder participar de uma batalha em tempo real como em "Tetris 99" - duas pessoas compartilham um tabuleiro de xadrez e "enviam" blocos de lixo uma para a outra para interferir no oponente, então o nível do jogo tático será mais próximo do de um jogo profissional. Afinal, o charme do KPL é que você não só precisa gerenciar sua própria pista, mas também ficar de olho nas ações dos cinco oponentes.
Na verdade, do ponto de vista das atualizações de versão, se o jogo puder adicionar novos formatos de bloco ou ajustar as regras de eliminação (como mudar para eliminação vertical ou eliminação diagonal), então ele pode realmente evoluir de um “jogo de quebra-cabeça” para um “projeto leve de e-sports”. Atualmente, o mercado de jogos eletrônicos para celular é dominado por MOBA e FPS. Jogos de quebra-cabeça pesados ​​como este, com “planejamento de espaço” como jogabilidade central, têm a oportunidade de se diferenciar e avançar. Pelo menos quando estou assistindo ao jogo, posso jogar algumas partidas enquanto aguardo o carregamento da classificação e meu cérebro pode ser aquecido.
Por fim, se você também é o tipo de público que gosta de revisar “o que teria acontecido se mudássemos de posição naquele momento” após o jogo, você também pode tentar “Block Explosion Puzzle”. Cada vez que for "bloqueado" e "limpo", você experimentará o que significa "perder o jogo inteiro se não tomar cuidado" - esse sentimento é muito semelhante à última batalha de equipes nos playoffs do KPL.