图片
Ainda me lembro dos dias em que estava escondido na cama jogando GBA. A máquina roxa em minha mão tinha uma tela pequena, mas joguei todos os jogos com gosto. Recentemente, joguei um jogo chamado “Jelly Beans Must Die” usando um emulador no meu celular. Vi que a equipe de produção era a Xiamen Weihu Network. Ah, é um trabalho independente produzido internamente. A trama conta a história de Timmy, um animal social que é avisado pelo Deus da Morte que tem 15 horas de vida. Ele quer ir para casa e dormir para esperar a morte... Esse cenário é tão saboroso que me lembra o diálogo absurdo e a sátira realista de "Ace Attorney" no GBA daquela época, bem como o peso de experimentar a vida em um tempo limitado como "Chain of Memories".
No entanto, em comparação com o jogo clássico original, ainda existem muitas diferenças entre a versão remasterizada moderna ou este tipo de versão de jogo para celular. Em primeiro lugar, os gráficos agora são todos telas retina de alta definição, mas embora o estilo de renderização de desenho animado de "Jelly Bean Man" seja delicado, falta-lhe a textura de matriz de pixels do GBA daquela época - você sabe, o tipo de persistência de espremer um monte de detalhes com uma resolução de 120x160, e cada pequeno personagem é tão quente quanto um quebra-cabeça. Olhando agora para as linhas suaves, sempre sinto que falta um pouco de “alma”.
Vamos falar sobre operação. Naquela época, o GBA tinha chaves cruzadas e chaves AB. Ao jogar “Golden Sun”, demorava muito para combinar a magia, mas a sensação de feedback dos botões físicos nunca poderia ser dada por uma tela sensível ao toque. Embora este jogo seja puramente uma questão de tocar para avançar na trama, para ser sincero, falta-lhe o prazer de “pressionar”. Agora sempre uso um controlador Bluetooth para conectar ao meu celular para jogar, e só então posso recuperar a sensação de solidez que já tive.
A música também é foco. O BGM deste jogo é no estilo eletrônico moderno, que tem uma sensação de atmosfera, mas não é tão bom quanto a magia nostálgica "zumbida" da fonte sonora de 8 bits da época - como a trilha sonora da agricultura de outono em "Harvest Moon". Quando soa, me lembra da varanda depois da escola. Embora a qualidade sonora da versão remasterizada tenha sido melhorada, a intensidade emocional parece ter sido diluída.
Também existe um modelo pago. Este jogo é totalmente gratuito, o que é uma boa ideia. Pense na época em que tocávamos fitas piratas da versão D e demorava muito para economizar dinheiro para comprar um cartão quatro em um. Hoje em dia, a consciência da autenticidade é forte, mas muitas réplicas de jogos para celular possuem compras no aplicativo para tirar cartas. "Fall Beans Must Die" está atualmente gratuito. Espero que não haja um sistema de criptônio-ouro no futuro, caso contrário, isso arruinará essa pureza.
No geral, este jogo permitiu-me reviver a sensação de jogar jogos baseados em histórias num tempo fragmentado. Embora os gráficos, operações e música sejam diferentes dos jogos clássicos de GBA, a imersão por “tempo limitado” me faz sentir jovem novamente. Recomendado a todos os trabalhadores migrantes, veja se esse Timmy se parece com você que só quer deitar depois de fazer horas extras 😂