图片
Para ser honesto, eu estava tocando “Dream Clash” recentemente, o que foi um pouco surpreendente e um pouco emocionante. Como um jogador antigo que veio da era Symbian, sempre tive sentimentos confusos em relação ao fabricante 4399 - quando jogávamos a Dream Series na web, os jogos em Flash eram nossa fonte de felicidade. Quem ainda se lembra da trama do macaco de seis orelhas que “se sacrificou à autodestruição”? Muitos anos depois, eles transformaram o IP em um jogo para celular, e é uma mistura de moba e roguelike.
Sem querer me gabar, esse modelo é bastante arriscado no atual mercado de jogos para celular. A pista moba sempre foi um mar vermelho. Honor of Kings, LOL mobile games e Battle of Ping An Jing, qual deles não é um grande fabricante? Roguelikes se tornaram bastante populares nos últimos anos, mas a maioria deles são jogos independentes e raramente combinados com jogos competitivos. 4399 escolheu esta direção. Achei que era porque queria se diferenciar – atrair jogadores antigos com sentimentos de propriedade intelectual e atrair novos usuários com jogabilidade inovadora. Para ser honesto, a julgar pela experiência real, o enredo deste jogo está cuidadosamente conectado. O cenário da reencarnação na Ilha Lingxu dá aos heróis a legitimidade da “imortalidade”. O ritmo de batalha também é rápido, adequado para tempos fragmentados.
Mas a principal coisa que quero falar hoje não é o quão bom o jogo em si é, mas a tendência de desenvolvimento de jogos para celular vista a partir dele. Nos últimos anos, os jogos para celular evoluíram de jogos puramente casuais para MMOs sérios, e agora para uma jogabilidade "composta", como roguelike + competitivo ou mundo aberto + social. Os fabricantes estão cada vez mais receosos em investir apenas num género. Por que? Os gostos dos usuários foram manipulados e ninguém acreditará se eles simplesmente plagiarem e reformularem a marca, enquanto as grandes empresas usam capital e tráfego para espremer equipes de pequeno e médio porte. Na verdade, é raro que um fabricante estabelecido como o 4399 apresente uma sequência de IP e esteja disposto a tentar novos truques.
O outro lado da tendência, porém, é o cansaço dos jogadores. Já vi muitos jogos começarem de maneira incrível e depois começarem a pressionar o criptônio, acumular rotinas diárias e criar classificações de poder de combate depois de um mês. “Dream Fighting” atualmente parece bastante contido, com um modelo gratuito (pagamento de 0 yuan), mas os pontos de compra no aplicativo não são muito extensos. Espero que não siga o mesmo caminho antigo. Afinal, o sucesso da série Dream naquela época não se baseava no dinheiro, mas na pura jogabilidade.
Para ser honesto, o mercado de jogos para celular é um pouco como o fim dos jogos para web naquela época. Um grande número de produtos foi homogeneizado e, de repente, surgiu um jogo “retro + inovador” como “Dream Fighting”, que fez as pessoas brilharem. Eu me pergunto se isso levará a uma onda de adaptação de IP + integração de jogabilidade. Mas, como jogador antigo, o que mais espero é não permitir que os sentimentos se tornem uma ferramenta de colheita, para que bons jogos possam durar mais.
É isso, é uma boa ideia. Se você quiser relembrar sua infância, experimente, mas não tenha grandes expectativas. Afinal, os jogos para celular e os jogos em Flash daquela época eram duas coisas diferentes. 😅