Entre os jogadores veteranos que jogaram na era Famicom, quem não passou inúmeras noites jogando Devouring World? Ainda me lembro da época em que assistia à TV antiga e usava a fita cassete empoeirada para assistir a Expedição do Norte contra Cao Wei com Zhuge Liang. Embora os pixels da época fossem ásperos, aliados ao BGM apaixonante, cada nível era tão viciante quanto um romance de aventura.
Recentemente encontrei "Romance of the Three Kingdoms: Swallowing Unbounded" em uma loja de jogos para celular, e a capa me trouxe lembranças à primeira vista. Tentei baixá-lo e reproduzi-lo e descobri que não se tratava de uma simples cópia, mas de um remake sincero. A qualidade da imagem foi atualizada de mosaico para um delicado estilo pintado à mão, e as linhas dos capacetes agora podem ser vistas claramente nas pinturas dos generais em pé, mas o ritmo do combate por turnos ainda é o mesmo de antes. O sistema de formação mudou dos simples cinco elementos no console vermelho e branco para uma opção de estratégia livremente combinada. Agora você pode trazer os cinco generais tigres para formar uma formação de arqueiros, que é particularmente divertida de lutar.
A exploração do mapa é mais interessante que a versão original. Existem baús de tesouro escondidos na grama, bandidos emboscam na floresta e tramas escondidas serão acionadas após dar dois passos. Quando cheguei ao lado de Zhou Yu no Capítulo 2, vaguei pela floresta fora da cidade de Jiangxia por meia hora e não consegui encontrar o caminho – exatamente a mesma sensação de me agachar em frente à TV e folhear um livro de estratégia.
O único pequeno arrependimento é que parece que o cavalo coelho vermelho não pode ser encontrado nesta versão. Mas pense bem, afinal, os jogos para celular precisam ser equilibrados, e você não pode simplesmente deixar Guan Yu matá-lo em todo o mapa como na versão original. Felizmente, você pode jogar todos os capítulos gratuitamente e não há compras no aplicativo. O desenvolvedor, Hangzhou Xiantao Technology, é muito cuidadoso nesta operação.
Se você também sente falta da época em que carregava um GBA para a escola para jogar online durante o recreio, ou quer que seus filhos vejam o que é um verdadeiro jogo de estratégia dos Três Reinos, definitivamente vale a pena tentar este jogo Devouring Unbounded. No momento em que liguei o telefone, o jovem BGM tocou novamente.