Ainda me lembro da noite em que estava escondido na cama com meu GBA e jogando “Made in Wario”. A sensação refrescante de jogar uma dúzia de minijogos de uma só vez está de volta ao meu celular. "Split Brain" é um nome tão perfeito que realmente faz minha cabeça doer quando toco, mas simplesmente não consigo parar!
Quando se trata da diferença entre clássicos e réplicas, o mais intuitivo é o método de operação. Aqueles jogos de reação no GBA daquela época dependiam inteiramente do D-pad e de dois botões, o que deixava meus dedos calejados. Agora a versão mobile toca diretamente na tela, e as mãos esquerda e direita ficam no comando de um lado, o que está mais alinhado com o tema “treinamento do cérebro esquerdo e direito”. Pinball, descobrir a diferença, descer cem andares, masturbar-se... todos estes minijogos parecem familiares por si só, mas quando ambos são jogados ao mesmo tempo, a sensação de estar ocupado é ainda mais emocionante do que quando se joga "Rhythm Paradise"!
Em termos de jogabilidade, a réplica moderna é obviamente mais adequada para tempos fragmentados. Antigamente, para jogar, era necessário ligar o computador e esperar a leitura do jogo. Agora você pode jogar dois jogos deitado na cama com uma mão. Mas, para ser sincero, ainda sinto falta dos gritos cara a cara quando competia online com meus colegas no minijogo “Mario Party”. Agora existe uma classificação de poder cerebral em "Split Brain". Embora também possa causar comparações entre amigos, sempre parece que faltam os fogos de artifício de se aglomerarem em frente à tela depois da escola.
Em termos de gráficos, este jogo é realmente minimalista e não se compara aos requintados efeitos especiais dos jogos para celular atuais. Mas é justamente essa simplicidade que me lembra aqueles minijogos estilo graffiti do NDS. Eles não dependem de gráficos e tratam apenas de reações, mas são ainda melhores. E o desenvolvedor insiste em torná-lo gratuito, o que é uma pena hoje em dia! Naquela época eu tocava fitas piratas, mas agora compro fitas originais de graça, o que pode ser considerado uma forma de reabastecer minha juventude.
A única coisa com a qual não estou acostumado é que os jogos modernos para celular estão sempre cheios de anúncios e tarefas diárias. Afinal, “Split Brain” é uma coleção de minijogos. Basta jogar alguns jogos para ter uma ideia. Não exagere. Mas considerando que me fez parecer maluca no metrô como se eu fosse maluca pelas pessoas ao meu lado, essa onda de saudade é digna de elogios! 🎮
Resumindo, se você é um velho amigo que jogou “Wario Maker” e “Touch Wario” naquela época, recomendo fortemente que experimente “Split Brain”. As pessoas da nossa geração dizem que “as reações diminuem à medida que envelhecemos”, mas quando se trata de jogar, os cérebros esquerdo e direito ainda podem lutar por mais 500 anos! 💪