图片
Muitas vezes vejo pessoas perguntando em fóruns, quais critérios são usados para pontuar jogos? Algumas pessoas dizem que depende do humor, algumas pessoas dizem que depende da experiência de recarga e algumas pessoas dizem que depende se o vídeo promocional é suficiente. Hoje só quero pegar emprestado o jogo “Tanks OL” para falar sobre minha lógica pessoal de pontuação, e por falar nisso, posso dar uma referência para amigos que ainda não entraram no jogo.
Deixe-me falar sobre a conclusão primeiro. Minha avaliação para "Tanks OL" é de 7,5 pontos (em 10). Essa pontuação não é alta, mas definitivamente também não é baixa. Cai na categoria de “jogável, com destaques, mas não espere que seja a obra-prima do ano”. Vamos desmontar abaixo.
Dimensão da imagem, 7 pontos. Para ser honesto, tenho visto muitos jogos para celular no estilo navegador com tema militar. A interface deste é limpa e organizada, e os detalhes da modelagem do tanque estão em um nível acima da média entre jogos semelhantes. A animação da construção principal da cidade é muito suave e, ao clicar nela, haverá uma sensação de feedback “bang”, o que é bastante emocionante. No entanto, os efeitos de partículas, luz e sombra são um pouco antiquados. Afinal, é um jogo antigo e não pode ser mantido nos padrões de 2025. As pessoas podem pensar que a imagem não é suficientemente requintada, mas para mim é o suficiente para poder distinguir claramente os vários tipos militares sem irritar os olhos.
Dimensão de jogabilidade, 8 pontos. Este é o seu ponto de maior orgulho. "Com um clique suave, uma fortaleza militar se ergue do chão; com um simples arrasto, milhões de armaduras passam rugindo." Este slogan realmente não é uma ostentação. A operação é realmente ridiculamente simples. Levei dois minutos para descobrir como formar tropas, como formar tropas e como participar de uma expedição. Cinco minutos depois, eu já estava lutando contra uma base de NPCs. A sensação de “dong dong dong” várias rodadas de voleios esmagando o oponente foi de fato o prazer de ser um comandante. Além disso, a sua linha de crescimento é muito suave e as recompensas iniciais são muito generosas. Quase todas as tarefas concluídas lhe darão recursos e aceleração, para que você sempre tenha algo para fazer e não fique preso em um determinado lugar. Mas não espere muito em termos de profundidade. A correspondência tática consiste basicamente em empilhar valores e restringir unidades. Na fase intermediária do jogo, parecerá um pouco repetitivo. É uma típica “estratégia refrescante e insuficiente mais do que suficiente”. Então dou 8 pontos pela jogabilidade, nem mais nem menos.
Dimensão de ouro de Krypton, 9 pontos. Deve-se notar aqui que o modo de carregamento deste jogo é “0”, o que significa que o download é gratuito, e confirmei depois de jogá-lo que não possui pontos de pagamento obrigatórios. Os recursos podem ser obtidos por meio de inatividade, missões e saques, e o VIP também pode ser acumulado lentamente usando a moeda do jogo. Embora certamente tenha locais que incentivam a gastar dinheiro, como filas aceleradas e baús de tesouro avançados, jogadores que não querem gastar dinheiro ainda podem jogar, mas o ritmo é mais lento. Comparado com a experiência “você será morto como um porco se não recarregar” em SLGs semelhantes, “Tanks OL” é simplesmente uma lousa em branco. Portanto, dou ao Krypton Gold Dimension uma pontuação muito alta, 9 pontos. Um ponto é deduzido porque os pacotes de presentes por tempo limitado que ele oferece ocasionalmente são realmente um pouco irritantes.
Dimensão social, 6 pontos. Tem um sistema de legião e pode apoiar uns aos outros com amigos, mas o sentimento geral é relativamente fraco. No canal de chat, além de chamar pessoas para lutar e postar relatórios de batalha, não há muitas tarefas cooperativas ou jogabilidade social. Você pode jogar completamente como um único jogador, a interação social é apenas a cereja do bolo. Porém, considerando que o cerne deste jogo é “torturar todo o público”, é compreensível que as habilidades sociais sejam fracas. 6 pontos, passando.
Somando as quatro dimensões e calculando a média delas, obtemos uma pontuação de 7,5. Sei que algumas pessoas dirão: Só jogo este jogo para me divertir, por que tenho que ter uma classificação tão baixa? Alguns também podem dizer que a imagem é tão antiga, por que é 7,5? Este é o ponto sobre o qual quero falar: as classificações dos jogos não devem ser um valor absoluto, mas um quadro de referência.
Por exemplo, se você comparar os gráficos de "Tank Online" com aquelas obras-primas 3A, então não marcará nem 3 pontos. Mas se você colocá-lo nas categorias de “estratégia móvel em tempo real” e “SLG militar leve”, sua suavidade operacional e limite de entrada estão entre os melhores na mesma faixa de preço. Por outro exemplo, alguns jogos têm enredos perfeitos, mas jogabilidade fraca, e alguns jogos têm gráficos de primeira qualidade, mas custos financeiros elevados. Se você usar apenas uma dimensão para calcular a pontuação total, certamente será tendencioso. Por isso sempre insisti que a classificação depende de quem são os usuários-alvo - se você é um jogador que gosta de temas militares, tem muito tempo livre, não quer usar o cérebro, mas quer experimentar a emoção do esmagamento, então este jogo definitivamente vale 8 pontos ou mais. Mas se você está procurando estratégia aprofundada, interação social ou qualidade de imagem definitiva, então pode nem ser suficiente para passar.
Por fim, deixe-me dizer uma coisa do fundo do meu coração: “Tank Online” não é o tipo de obra-prima que vai te surpreender, mas é muito honesto. Diz claramente: vamos lá, clique algumas vezes, experimente e sinta-se bem. Nem artificial, nem muito sofisticado. Nesta era impetuosa em que o "mundo aberto envolvente" e a "jogabilidade revolucionária" são constantemente perseguidos, este tipo de jogo realista, simples e divertido faz-me sentir um pouco melhor.
Portanto, minha pontuação final é de 7,5 pontos e recomendo a todos os amigos que desejam ser comandantes, mas têm preguiça de usar o cérebro. Experimente e jogue duas vezes, depois volte e pergunte-se: é divertido? É o suficiente para se sentir bem. As classificações são apenas para referência, sua própria experiência é a verdade. 😄
Acima, sou um revisor de jogos. Vejo você no próximo jogo.