Deixe-me falar sobre a conclusão primeiro. Dou a este jogo 8,5 pontos. Os 1,5 pontos que deduzi são porque parte da lógica de resolução de quebra-cabeças é realmente um pouco complicada, mas a experiência geral está no primeiro escalão entre os jogos chineses adaptados aos quadrinhos. Se você é fã de Ye Luoli, feche os olhos e assista. O enredo e a atuação são muito consistentes com a obra original; se você gosta de jogos de quebra-cabeça, o design do quebra-cabeça deste jogo é suficiente para manter seu cérebro funcionando por um tempo.
Vamos falar primeiro sobre as configurações básicas. Você é puxado para o mundo dos sonhos, e a tarefa principal é acordar a princesa do gelo adormecida. Todo o processo do jogo pode ser simplesmente dividido em três estágios: o estágio inicial do sonho, o estágio de coleta de pistas e o estágio de decisão da verdade. Cada fase possui diferentes tipos de quebra-cabeças e curvas de dificuldade. Vou dividi-los para você na ordem real de jogo abaixo.
O período inicial de entrada no Dreamland ocupa aproximadamente o primeiro quarto do jogo. Este estágio trata principalmente de ensinar e estabelecer as bases para a visão de mundo. Os quebra-cabeças são relativamente simples e basicamente interativos com o ambiente, como clicar nos itens da cena para acionar o enredo e simplesmente arrastar e combinar adereços. Mas observe que, neste estágio, sugiro que você não se concentre apenas em avançar no enredo principal. Você deve clicar em todas as partes interativas de cada cena. Por que você diz isso? Como este jogo tem um cenário oculto, cada pista que você coletar no sonho, mesmo fragmentos de informações aparentemente inúteis, desbloqueará opções de diálogo adicionais no estágio posterior de elaboração da verdade, afetando diretamente sua precisão ao julgar o verdadeiro, o falso, o bem e o mal da Princesa dos Sonhos.
Sofri essa derrota durante a primeira jogada. Eu estava tão ansioso para salvar a Princesa do Gelo que não prestei muita atenção em vários pontos irrelevantes das cenas dos primeiros capítulos. Como resultado, quando encontrei a decisão principal no estágio posterior, faltava um caminho de raciocínio nas opções do sistema e passei mais de 40 minutos carregando e testando repetidamente. Já que você leu meu guia, não pise nessa armadilha. Examine cada canto, especialmente aquelas decorações que parecem particularmente deslocadas na cena, como uma única flor na mesa ou um pequeno fragmento reflexivo no canto. Clique em todos eles para dar uma olhada.
Após entrar no período de coleta de pistas, o jogo realmente mostra suas presas. Nesta fase, os tipos de quebra-cabeças começam a se diversificar, e existem aproximadamente os seguintes tipos: reversão de tempo, deslocamento de espaço, descriptografia de notas musicais e alguns tipos de descoberta de diferenças que testam sua visão. Dentre eles, o que mais quero focar é o tipo de reversão do tempo, pois esse é o mecanismo central do jogo e a origem do cinábrio no nome.
Não vou estragar os detalhes da jogabilidade específica, apenas a ideia central. Ao encontrar esse tipo de quebra-cabeça, não se apresse em operá-lo. Primeiro, observe se há um efeito de luz de areia e poeira fluindo constantemente na cena. Essa coisa é a expressão concreta do cinábrio. A ideia de limpar o nível é na verdade uma frase: reverter o que aconteceu na cena atual operando o cinábrio de volta ao nó chave e encontrar a falha oculta. Para ser franco, é desmantelar a cadeia de causa e efeito da perspectiva de Deus, primeiro encontrar a causa e depois deduzir o efeito. O erro mais comum que os novatos cometem é clicar em tudo o que veem e simplesmente brincar. Em vez disso, eles redefinem as informações-chave que retinham originalmente, fazendo com que caíssem em um loop lógico infinito.
Aqui está um método estúpido, mas eficaz para você. Ao encontrar quebra-cabeças de tempo, primeiro faça capturas de tela de todas as pistas de texto que podem ser vistas e, em seguida, use o método de eliminação para classificar quais objetos interativos estão fortemente relacionados a quais nós na linha do tempo. Não seja muito problemático, a essência da resolução de quebra-cabeças neste jogo é o gerenciamento de informações. Quanto mais claro você organizar, mais rápido poderá resolver os quebra-cabeças. Além disso, ao operar o cinábrio, preste atenção à direção do fluxo da areia fina. Essa coisa é na verdade um lembrete do sistema. Se você girar a perspectiva contra a direção do fluxo de areia, muitas vezes poderá ver pontos de interação ocultos. Só descobri esse pequeno truque mais tarde no jogo, e ele me prendeu por mais de uma hora nos estágios iniciais.
Vamos falar sobre quebra-cabeças de deslocamento espacial. A principal solução para esse tipo de problema é prestar atenção ao espelho. Sempre que há adereços de espelho no jogo, há uma grande probabilidade de que seja um avanço no quebra-cabeça espacial. Fiquei completamente confuso quando encontrei esse tipo de problema no início, mas depois descobri que só precisava comparar os objetos do lado real com a projeção do lado do espelho para encontrar a parte extra ou faltante, que é basicamente a pista principal.No geral, a cadeia lógica dos quebra-cabeças neste jogo é autoconsistente. Não existem quebra-cabeças forçados sem qualquer lógica; portanto, contanto que você se acalme e prenda a respiração, poderá resolvê-los passo a passo.
Em relação às escolhas do enredo, não vou estragar muito. Apenas algumas sugestões básicas. Nas fases posteriores do jogo, quando se trata de identificar a verdadeira e a falsa Dream Princess, você não deve se deixar levar pela primeira impressão. A distinção entre falsidade e realidade no jogo se reflete em detalhes muito pequenos, como a direção da sombra do personagem, o ritmo das gotas de água que caem ao seu lado quando ele fala e até mesmo a frequência do esvoaçar da saia. Todos esses detalhes podem ser usados como base para julgamento. Para ser franco, você ainda precisa confiar nas pistas coletadas no estágio inicial para confirmar, não escolha com base em seus sentimentos.
Deixe-me acrescentar algumas palavras sobre força física. Este jogo é gratuito, mas o sistema de resistência tem um limite máximo e a velocidade de recuperação é bastante satisfatória. Minha sugestão pessoal é praticar os quebra-cabeças dos primeiros capítulos quando você tiver energia extra e não desperdiçar a recuperação natural. Existem vários níveis difíceis nos estágios posteriores, e o custo de tentar após uma falha única é bastante alto, então quando sua força física está estagnada, não é uma perda ir para os estágios iniciais para acumular recursos.
Finalmente, para dar uma avaliação geral, a verdadeira excelência deste jogo é que ele combina narrativa de sonho e mecânica de quebra-cabeça de maneira muito suave. Não é uma peça rígida de quebra-cabeças, mas os próprios quebra-cabeças existem como parte da trama. No processo de resolver o quebra-cabeça, você está gradualmente compreendendo as regras de todo o mundo dos sonhos. O sono da princesa do gelo e a arquitetura distorcida do sonho são mutuamente exclusivos. À medida que o nível avança, a sensação de suspense e opressão aumenta camada por camada. Pessoalmente, demorei cerca de 20 horas para completar a trama principal. Se eu coletasse todos eles, acrescentaria mais cinco horas.
Se você é um jogador hardcore de quebra-cabeças, recomendo que leia o jogo inteiro sem ler nenhuma instrução. Este processo é realmente muito confortável. Se o problema do meio durar mais de 30 minutos, pare um pouco e volte em outro momento. Muitas vezes você saberá como resolvê-lo com apenas uma olhada. Tudo o que este jogo exige é uma cabeça fria.
É isso para escrever isso. Desejo a você tudo de melhor para tirar a Princesa do Gelo da terra dos seus sonhos. Se você tiver algum problema, pode jogá-lo para mim na área de comentários, e eu escolherei quebra-cabeças típicos para você resolver. Vamos, vamos buscar as conquistas ocultas. 🧊✨