Ainda me lembro dos tempos em que era estudante, me escondendo na cama e abrindo secretamente o PSP para jogar “Sudoku” e “Campo Minado”, aqueles minijogos embutidos. Não havia jogos online para celular naquela época, e um Campo Minado estilo pixel poderia me fazer agachar no corredor até o sinal da escola tocar. Hoje em dia tem um monte de emuladores instalados no meu celular, e estou revivendo “Drill Boy” no GBA e “Brain Exercise” no NDS, mas sempre sinto que falta a pirotecnia de competir com os outros.
Até ontem, eu estava navegando no fórum do jogo e acidentalmente vi alguém mencionando “Campo Minado Online”. Originalmente, pensei: "É apenas o Campo Minado. Que diversão você pode brincar com ele?" Mas assim que comecei a jogar não consegui parar. O que mais me surpreendeu foi o seu modo de batalha! Na verdade, você pode se conectar com jogadores de todo o mundo em tempo real e até 5 pessoas podem competir no mesmo campo minado. Ainda me lembro do primeiro jogo. Antes mesmo de eu clicar em alguns quadrados, a tela começou a exibir freneticamente "XX jogador marcou 12 minas" e "XX jogador ganhou". O senso de urgência foi ainda mais emocionante do que quando competi com meus colegas no GBA para ver quem conseguia terminar a rodada primeiro. A juventude está realmente de volta, mas desta vez meu oponente passou de colega de trabalho a mestre do outro lado da terra.
Existem 6 dificuldades no jogo, do iniciante ao infernal. Se quiser abrir uma nova dificuldade, você deve primeiro passar pelos níveis anteriores. Este design é muito “antiquado” e me lembra o cassete 30 em 1 que precisava ser desbloqueado nível por nível ao jogar nos consoles vermelho e branco. Quando eu era novato, passei um tempo nos mapas básicos para ganhar proficiência, apenas para desbloquear o “supercampo minado” do nível intermediário. A sensação de realização de ficar mais forte aos poucos é muito mais prática do que poder ficar mais forte recarregando em muitos jogos para celular hoje em dia.
Como pessoa nostálgica, tenho que dizer a verdade. A versão original do Campo Minado era apenas um minijogo independente, mas esta versão online forçou a interação social e a competição, às quais fui bastante resistente no início. Mas depois de jogar, descobri que sua sensação central ainda é a mesma: clique com o botão esquerdo para abrir, clique com o botão direito para fincar uma bandeira e raciocínio numérico, nenhum deles está faltando. Além disso, o funcionamento da versão do jogo para celular foi otimizado. Clicar na tela sensível ao toque é mais suave do que usar um joystick ou mouse, e manter pressionado para marcar campos minados também é muito suave. Quanto ao estilo de pintura, não há efeitos especiais extravagantes, é limpo e parece o tema do sistema do meu PSP, do qual gosto muito.
O que mais me surpreendeu foi que este jogo era realmente gratuito e não vi nenhum pop-up de dinheiro. O desenvolvedor, Nanjing Moxie Network Technology, parece um pouco desconhecido, mas é realmente digno de elogio por ser capaz de produzir um retorno à natureza e um pouco de trabalho competitivo. Minha rotina diária agora é jogar duas partidas do “Wario Maker” do GBA no emulador antes de ir para a cama e depois abrir o “Campo Minado Online” para competir três vezes com outros. Existem clássicos antigos e novos campos de batalha no meu telefone, então nós, jogadores nostálgicos, não temos medo de ficar sem jogos para jogar.
Se você é como eu e tem vários emuladores instalados em seu telefone, mas ocasionalmente quer mudar seu gosto e não quer entrar naqueles jogos para celular chatos e caros, você pode realmente experimentar o Campo Minado Online. Não ocupa muita memória e o jogo dura apenas alguns minutos. Você pode usá-lo enquanto espera o ônibus, está sentado em um buraco ou faz uma pausa para o almoço. Observando as velocidades de remoção de minas dos melhores jogadores na lista de classificação, desliguei silenciosamente meu telefone e fiz uma série de exercícios para os olhos - esse tipo de pura alegria de resolver quebra-cabeças é muito mais divertido do que aqueles jogos para celular que exigem equipamento. Caros veteranos de consoles portáteis, vocês também podem se juntar a mim e ver quem é o verdadeiro “Rei do Campo Minado”! 😎