Naquela época, nos jogos de batalha naval, o mais chocante era observar a formação em mosaico de porta-aviões navegando lentamente pela tela. Embora eu não conseguisse nem ver claramente o radar na ilha do navio, eu poderia me colocar no papel de comandante da frota só de pensar nisso. Agora abra o mapa marítimo em tempo real da "Guerra Naval Moderna" e os milhares de quilômetros de mar estarão realmente concentrados na tela do computador de mão - da perspectiva do satélite, a formação da frota, a trajetória da rota e a trajetória do míssil são todas apresentadas dinamicamente. Até mesmo os detalhes de abertura e fechamento da tampa da unidade de lançamento vertical no convés do contratorpedeiro podem ser vistos. Esta evolução que abrange duas décadas é como saltar diretamente de uma TV a preto e branco para um ecrã gigante IMAX.
Ainda me lembro que quando joguei a versão GBA do jogo de batalha naval, o chamado “sistema ofensivo e defensivo” consistia na rotação da torre e na previsão da trajetória da bala de canhão. A falha em disparar dentro do alcance dependia inteiramente do acaso. Agora, o primeiro mecanismo de ataque além do horizonte na "Guerra Naval Moderna" subverte diretamente a cognição: as aeronaves baseadas em porta-aviões devem planejar uma rota antes de decolar, e a direção de orientação pode ser ajustada no meio do caminho após o lançamento do míssil. Quando um submarino lança um míssil subaquático, ele também deve considerar o alcance de detecção do sonar. O jogo ofensivo e defensivo mudou de “eu prevejo e você prediz minha previsão” para um estrangulamento tridimensional multidimensional. No passado, para se defender contra mísseis, bastava clicar no botão da arma antiaérea. Agora, você tem que operar simultaneamente o sistema de interceptação de mísseis, controle de fogo de defesa terminal, liberação de isca de torpedo e fazer com que a fragata manobre para evitar. Essa densidade de operação queima mais o cérebro do que o piloto de PSP que jogava “Ace Combat” naquela época.
O que mais me impressiona é o rigor do modelo do navio. No “Battleship Gunner” do NDS daquela época, todos os navios de guerra tinham o mesmo casco com cores diferentes, e nem se preocuparam em mudar a posição do canhão principal. "Modern Naval Warfare" agora inclui centenas de tipos de navios ativos de 18 países. Comparei especialmente o contratorpedeiro Tipo 055 do meu país - o ângulo de inclinação do convés, o número de unidades de lançamento verticais e o conjunto de radares da ilha, que é quase exatamente igual às fotos reais do navio em revistas militares. Diz-se que também há celebridades militares envolvidas na modelagem. Não admira que um veterano como eu, um torcedor militar, possa reconhecer num relance “Esta é a classe Ticonderoga, esta é a classe Arleigh Burke”. Até mesmo o icônico lançador de mísseis da "Classe Gloriosa" de fabricação russa foi restaurado à sua aparência original. Este controle de detalhes é simplesmente um romance feito sob medida para capitães de teclado como nós.
Claro, a réplica tem seus arrependimentos. No passado, quando eu jogava a versão para PSP do jogo de batalha naval, a coisa mais divertida era ficar agachado no corredor do dormitório e ponderar sobre táticas repetidas vezes após o fracasso da missão. Esse tipo de “pobre diversão” é difícil de encontrar agora. A "Guerra Naval Moderna" de hoje tem batalhas combinadas em tempo real, e jogadores globais atacam uns aos outros online ao mesmo tempo. Embora seja mais emocionante, ainda falta a tranquilidade da era autônoma de “uma pessoa, uma máquina, um mundo”. Além disso, todo mundo conhece o modelo de cobrança dos jogos para celular. Embora se diga que há uma taxa “0” para entrar, desbloquear rapidamente os principais tipos de navios ainda depende do seu entusiasmo e estratégia. Pelo contrário, faz com que jogadores antigos como eu queiram usar a tecnologia para compensar a lacuna.
Mas, em última análise, poder reviver a época de desenhar jogos de guerra com base em dados de papel na tela de um celular, e também ver a formação de porta-aviões chinês se desdobrando na palma da minha mão usando modelagem holográfica, é uma cena que o adolescente que secretamente jogou "Ocean Hegemony" com um GBA embaixo de sua mesa não poderia imaginar. Quer você seja um jogador antigo ou um novo capitão, vá para “Time and Space Hunter Zone” para assistir ao vídeo de combate real. Talvez você, como eu, ouça o eco da sua juventude na chama azul da cauda do míssil decolando🔥