Deixe-me falar sobre a conclusão primeiro. Dou a este jogo 8,2 pontos. Não se trata de “jogar navios de guerra” no sentido tradicional, mas de uma máquina de criação de jogos coberta de blocos de construção. Se você gostava de desmontar brinquedos e montá-los quando criança, ou tinha a obsessão de “fazer um jogo para os outros brincarem”, então essa coisa vai te deixar acordado até o amanhecer.
Tela: 7 pontos. Para ser honesto, não é superior apenas em termos de qualidade de imagem. Todas as texturas, luzes e sombras têm um estilo pragmático, mas é melhor por causa do sólido mecanismo de física. A espaçonave que construí realmente se desintegrará ao atingir um meteorito, e o recuo da torre inclinará o casco. Esse tipo de feedback “áspero, mas real” me entusiasma mais do que aqueles lindos efeitos especiais de disparo de um botão. Os módulos são muito angulares, como uma versão digital do Lego, o que pode não ser requintado o suficiente para quem é detalhista, mas para jogadores criativos, esse limite claro das peças facilita a desmontagem e a montagem.
Como jogar: 9 pontos. A diversão principal é “lutar”. Construa um casco do zero, instale hélices, armas e escudos e, em seguida, conecte o módulo de programação lógica para permitir que a torre bloqueie automaticamente o inimigo ou configure as ligações de abertura e fechamento de portas. O oficial não força você a memorizar o código, mas usa blocos de construção para arrastar e soltar para encadear a lógica, como “quando o radar detecta o alvo → ativar a arma principal → reproduzir efeitos sonoros”. Um idiota em programação como eu pode lentamente descobrir um sistema de defesa automático. O que é ainda mais assustador é que você também pode criar suas próprias regras de jogo, como um nível de parkour, um mapa de defesa de torre ou até mesmo uma competição de corrida. Dá a você "criar coisas" e "criar jogabilidade", e o grau de liberdade é comparável a fornecer um editor de jogo diretamente. É claro que um limite alto significa uma curva de aprendizado acentuada e a orientação para iniciantes é difícil. Fiquei brincando nas primeiras duas horas e tive que contar com vídeos da comunidade para me levantar.
Ouro criptônio: 6 pontos. O jogo é gratuito, o que é ótimo. No entanto, as compras dentro do aplicativo têm forte presença, refletida principalmente em skins de módulos, pacotes de materiais avançados e alguns modelos pré-fabricados. Você pode usar peças básicas para construir algo que possa correr e lutar sem gastar nenhum dinheiro. Mas se você quiser um flash de focinho mais deslumbrante ou um projétil mais simplificado, terá que gastar dinheiro ou ganhar pontos em missões. O que mais me preocupa é a "parcela do criador" - os jogos que você cria podem ser colocados nas prateleiras mediante o pagamento de uma taxa, e você recebe uma comissão quando outros jogam seus níveis. Por sua vez, você também pode dar recompensas ao jogar os níveis de outras pessoas. Esse conjunto de lógica de negócios é, na verdade, bastante implacável. Equivale a usar dinheiro para incentivar os jogadores a produzir conteúdo. No entanto, o espaço de vida dos jogadores gratuitos na fase inicial parecerá um pouco apertado. Afinal, as partes boas ficam escondidas atrás do pagamento.
Sociais: 7,5 pontos. Não existem guildas tradicionais e canais de bate-papo, e as redes sociais têm tudo a ver com “obras”. Você pode ir à praça de exposições para ver as máquinas estranhas projetadas por outras pessoas, como prédios ambulantes e bicicletas que podem voar para o céu. Você também pode curtir, comentar e solicitar autorização de modelo do autor original. O que é ainda melhor é que você pode desmontar peças projetadas por outros, aprender a estrutura interna e depois melhorá-las em sua própria versão. Esse tipo de rede social baseada na criatividade é mais aderente do que uma equipe de luta e matança, mas é bastante amigável para a comunidade. Afinal, enquanto você se mantiver ocupado fazendo coisas, as pessoas interagirão naturalmente com você.
Juntos, "My Battleship" é adequado para três tipos de pessoas: sandboxers que gostam de mexer com máquinas, pessoas criativas que querem fazer jogos, mas não sabem programar, e pessoas ricas que estão dispostas a gastar dinheiro para serem preguiçosas. Não é adequado para jogadores comuns que buscam gráficos e diversão instantânea. A sua alma está no sentido de realização de “tornar possível o impossível”, mas o preço é que é preciso suportar a frustração de não poder fazer nada na fase inicial. Grande parte da razão pela qual atribuí 8,2 pontos é que isso realmente me deu a oportunidade de ser um “planejador de jogo” em vez de simplesmente acumular valores. Se você simplesmente sentar e pensar sobre isso, poderá jogar este jogo por milhares de horas. 🛠️🚀