Para ser sincero, antes de clicar neste jogo não tinha grandes expectativas.
Afinal, tem havido muitos jogos para celular sob a bandeira de “Spirit World” e “Spirit Control” nos últimos anos. Quase memorizei as rotinas de compra de cartas para troca de skin, batalha automática e VIP15. Mas depois de jogar "Abyss: The Great Soul King" por alguns dias, eu realmente encontrei um pouco da sensação de jogar RPG no Symbian naquela época. A energia pura da “exploração imersiva e orientada pelo enredo”, não quero me gabar disso, mas ela existe.
Vamos falar sobre a imagem primeiro. Pode-se ver que os desenhos dos personagens e o design das cenas deste jogo foram cuidadosamente pensados, e não são o tipo de coisa que usa apenas alguns CGs para enganar as pessoas. A sensação de decadência no mundo espiritual, o habitat de pássaros mágicos e monstros e os efeitos de luz quando a técnica de controle do espírito é lançada, o tom geral é muito unificado e o sabor da fantasia chinesa é correto, mas não antiquado. Principalmente as animações de aparência de vários generais espirituais são cheias de detalhes, o que me lembra, um jogador antigo, dos dias em que eu pressionava longamente a telinha para tirar screenshots.
Em termos de jogabilidade, Lingku não se envolveu em costuras sofisticadas desta vez, mas honestamente tornou sólida a “coleção de generais espirituais, o cultivo de animais de estimação espirituais, o combate por turnos e o avanço do enredo”. A curva de dificuldade dos níveis é razoável. Você não ficará tão preso nos estágios iniciais e intermediários a ponto de querer largar o telefone. No entanto, mantém um pouco de desafio nas fases posteriores, tornando-o adequado para jogadores que querem usar o cérebro. A rota de desenvolvimento dos animais de estimação espirituais é clara, e a relação entre restrição de atributos e restrição é óbvia. Você ainda pode se divertir estudando a escalação antes de lutar contra o chefe, ajustando as habilidades.
O enredo precisa ser discutido separadamente. O design de linha dupla dos protagonistas Lin Qianyin e Zhao Tianxing é bastante interessante. Eles são uma garota moderna e um jovem no mundo espiritual. O ritmo narrativo da intersecção do destino não é lento e não há sensacionalismo forçado da tragédia pela tragédia. Os segredos do declínio do mundo espiritual são revelados aos poucos e as pistas estão profundamente enterradas, mas isso não faz as pessoas se sentirem deliberadamente excitadas. Como um RPG, se você conseguir explicar claramente “por que você quer lutar”, metade da batalha estará vencida. Existem muitos jogos no mercado que pedem para você salvar o mundo no início. Depois de salvar o mundo, você ainda não sabe como é o mundo. Ah, é realmente incomparável.
Claro, não é isento de deficiências. As animações de habilidade nos estágios intermediário e final da batalha são um pouco repetitivas, o que não importa para pessoas como eu, que estão acostumadas a ver RPGs antigos “fazer um movimento dez vezes”, mas os jogadores mais jovens podem achar isso um pouco monótono. Além disso, o modo de carregamento do jogo é 0, o que significa que é gratuito, mas ainda há compras no aplicativo. Porém, do ponto de vista atual, pode ser jogado por qualquer pessoa apaixonada ou budista, e não é obrigado a pagar. Este ponto deve ser elogiado.
Para ser honesto, nesta era de “jogos de fast food” voando por todo o mundo, é muito raro alguém estar disposto a fazer seriamente um jogo para celular com enredo, atmosfera e alma de um RPG da velha escola. Na verdade, fiquei um pouco emocionado quando estava jogando. Zero Cool Network não é uma grande empresa, mas sua dedicação realmente me lembra, um velho jogador, dos verões de mais de dez anos atrás, quando eu me escondia debaixo das cobertas com meu telefone nas mãos, a luz da tela refletindo meu rosto, e meu coração se enchia de entusiasmo por uma aventura em um jogo.
Não é uma pena, mas se você também gosta de fantasia chinesa, valoriza a experiência do enredo e quer encontrar um jogo para celular que “conte histórias”, vale a pena tentar “Abyss: The Great Spirit King”.
A névoa no mundo espiritual ainda não se dissipou, então provavelmente continuarei a jogar. Afinal, a obsessão dos jogadores veteranos é ver o final de cada aventura. 😌