图片
Irmãos, acabei de ver uma versão pantanosa do jogo "Little Time in Cowtown". Minha primeira reação não foi “porra, os gráficos são incríveis”, mas “porra, as atualizações do jogo agora são maiores do que todo o jogo daquela época”. Você pode acreditar? Este jogo era originalmente um jogo para celular que simulava a vida em uma cidade rural. Agora, por causa de um terremoto, abriu diretamente para você uma estrada para a cidade monstro? Há também névoa roxa, o outro mundo, o invocador da águia voadora... Bons rapazes, eu sou mocinho.
Lembro-me de quando joguei "Tank Battle" no Famicom. Havia apenas 8 níveis no jogo. Você poderia jogar para frente e para trás. Depois de terminar de tocar, você pode virá-lo e tocá-lo novamente. Você ainda pode jogar a noite toda. Onde havia algum “mundo aberto” naquela época? Um mapa que permite subir, descer, esquerda e direita é considerado uma grande produção. Está bom agora. Um jogo agrícola criará uma “área de pântano”, “mundo interior” e “cidade monstro” para você. O mapa está ficando cada vez maior e o enredo está cada vez mais profundo. Mas sejamos honestos: quando foi a última vez que você ficou tão animado que não conseguiu dormir porque terminou um jogo?
Não estou dizendo que “Cow Town” não seja bom. Esta versão parece ser muito atenciosa. Ele não apenas ajuda os NPCs a reconstruir a cidade, mas também usa o invocador da águia para voar no céu. A jogabilidade é bastante rica. Mas não posso deixar de me perguntar: quando jogamos, estamos jogando por conteúdo ou por “quantidade de conteúdo”? No passado, era “um pacote de batatas fritas picantes pode comprar um mês de jogo”, mas agora é “se você não atualizá-lo por um mês, você sente que o fabricante vai fugir”. Os jogos estão cada vez maiores, como um shopping sem fim, mas quando você chega ao fim, descobre que o que mais quer comprar é o pacote de bombons de 50 centavos da sua infância.
Outra característica deste jogo é que ele roda na plataforma 5.0. O desenvolvedor o chama de “Horgos First Wave” e o modo de carregamento é 0. É um jogo grátis, pelo que entendi. Não é assim que são os jogos para celular agora? Deixe você entrar primeiro e, em seguida, amarre-o lentamente com vários "benefícios". Mas pense bem, a gente brincava de “Harvest Moon”, era fígado mesmo puro, lavoura, pesca, criação de galinhas, a loja fechava às 9 horas da noite, tinha que calcular a hora de ir para casa e dormir. Agora, e esses jogos de simulação? O mapa é dez vezes maior e há dez vezes mais NPCs, mas por que aquela sensação de “pequenas expectativas todos os dias” diminuiu?
Não sou uma pessoa idosa, também jogo jogos para celular e também gosto de ver novas ideias para novos jogos. Digamos apenas que esta versão do pântano do “Flying Eagle Summoner” permite aos jogadores voar para todos os cantos da cidade. Este design é muito legal e é muito mais rápido do que as contas de espírito da terra que usei em “Legend of Sword and Fairy”. Mas, novamente, quando você consegue voar, ainda está disposto a dar um passo de cada vez? Naquela época, quando caminhávamos do pasto para a beira-mar, colhíamos uma flor silvestre na estrada, e essa flor poderia ser doada quando confessássemos nosso amor. Agora você pode percorrer todo o mapa e aquela flor, quem se importa?
Então, quando olhei para a área pantanosa de "Little Time in Cowtown", pensei: "Ei, isso é meio interessante" e, ao mesmo tempo, pensei: "Ei, esse jogo é grande de novo." Os jogos estão ficando maiores e mais ricos, mas a diversão de nós, velhos, parece estar presa na época em que só podíamos andar, mas não voar. Naquela época, não havia sistema de realização, nem orientação de tarefas, nem localização automática de caminhos. Havia apenas uma pequena TV, uma fita cassete pirata e um grupo de amigos agachados no sofá esperando para se revezar no jogo.
E agora? Existem mais de uma dúzia de jogos instalados no telefone, cada um é como um universo em miniatura, mas quando você realmente deseja abrir um e jogá-lo, muitas vezes você desiste na interface de carregamento. Não é que esteja impaciente, mas de repente sinto que o universo é muito grande e estou um pouco cansado.
Esqueça, não vamos mais falar nisso, vou descobrir como baixar a versão do pântano. Afinal... a cidade monstro ainda é um pouco curiosa. Assim como quando eu era criança, ouvi dizer que havia uma misteriosa fábrica abandonada na aldeia vizinha. Mesmo sabendo que poderia não haver nada lá dentro, ainda assim não pude deixar de querer fazer um tour.
O jogo ficou maior e a diversão diminuiu, mas a curiosidade ainda existe. Isso é o suficiente. 😄