图片
Deixe-me primeiro contar como descobri este jogo. Ontem eu estava navegando no fórum e vi alguém postando algo como “Querido, por favor, ouça minha explicação”. Este nome tem uma história. Eu pensei sobre isso, ei, essa não é a clássica frase de abertura quando minha namorada me questionou quando estávamos apaixonados? Baixei com decisão e joguei, mas depois que comecei a jogar não consegui parar de jogar.
Acho que naquela época jogávamos “Ace Attorney” com um GBA e a tela era tão pequena quanto uma caixa de fósforos. Você tinha que se aproximar para ver. Naquela época, não existia imagem de alta definição como agora. Agora este jogo se chama "Baby, ouça minha explicação". Embora seja em um telefone celular, a jogabilidade principal na verdade me faz sentir da mesma forma que naquela época - trata-se de encontrar pistas, verificar evidências e julgar a autenticidade. No entanto, um trata de defesa em tribunal e o outro trata de disputas emocionais triviais na vida.
Para ser sincero, o que mais me impressiona neste jogo é que ele traz o trabalho de “detetive” para o dia a dia das pessoas comuns. Você não precisa investigar nenhum caso de homicídio, basta olhar o "Você está aí" no celular do sujeito, olhar o recibo na lata de lixo, ouvir metade do que o vizinho disse e depois juntar as peças da verdade como Sherlock Holmes. Quando joguei o terceiro capítulo, o protagonista descobriu que havia um “Te encontro no mesmo lugar” enviado por um homem estranho no celular de sua namorada. Naquela época, aquelas assinaturas não convencionais no espaço QQ surgiram diretamente na minha mente - “Você nunca vai entender minha tristeza, assim como o dia não entende a escuridão da noite”, hahaha.
Há um design particularmente interessante neste jogo, ou seja, depois de coletar as pistas, você deve julgar por si mesmo se é um mal-entendido ou um negócio real. Ao contrário dos jogos anteriores que forçavam você a escolher “certo” ou “errado”, ele fornece um monte de evidências ambíguas. Você tem que organizar a linha do tempo e fazer um desenho da relação entre os personagens, assim como um velho policial cuida de um caso, e finalmente tirar uma conclusão. Como piloto veterano de 35 anos, sinto que meu cérebro não é forte o suficiente para jogar, muito menos para os jovens.
Vamos falar sobre o modelo de carregamento deste jogo, na verdade é grátis! Naquela época, para jogar, tínhamos que ir ao fliperama para comprar moedas ou economizar dois meses de mesada para comprar uma fita cassete. Mais tarde, tivemos que comprar um cartão mensal para jogar online. Quanto era o salário mensal naquela época? Bem, agora você pode baixá-lo no seu celular e reproduzi-lo. Embora possa haver algumas compras no aplicativo, pelo menos você não precisa gastar dinheiro para começar. Esta é uma ótima notícia para jogadores de meia-idade como nós, tanto jovens como velhos.
O desenvolvedor é Kesheng Network em Shenzhen, e o nome parece bastante formal. Não esperava que esse tipo de empresa lidasse com temas tão voltados para a vida. Mas então pensei: que tipo de situação está o mercado de jogos para celular agora? É a reskin de Xianxia ou a Lenda da Hegemonia. É raro ter uma equipe disposta a abordar esse tipo de tema de nicho de “raciocínio de vida”. Isso me lembra quando eu estava jogando "Ace Attorney". A Capcom também partiu de um IP de nicho e mais tarde se tornou um clássico. Espero que este jogo possa acumular reputação lentamente.
Por último, gostaria de dizer algumas palavras aos jovens jogadores. Agora você está jogando com qualidade de imagem 4K, som surround estéreo e todos os tipos de efeitos especiais sofisticados e acha que isso é um jogo. Mas deixe-me dizer, irmão, o cerne dos jogos é sempre a palavra “diversão”. Em um jogo como “Baby, Listen to Me”, não há lutas legais ou habilidades lindas. O que você tem é apenas usar seu cérebro para adivinhar o coração das pessoas nessas cenas familiares de sua vida. Como você acha que é? É como a máquina de inferência que usávamos para jogar “Detetive Conan” no fliperama daquela época. Custava um dólar por vez, mas a sensação estimulante de resolver o quebra-cabeça sempre era mais emocionante do que fumar um SSR agora.
Ok, sem mais delongas, dei este jogo para vários amigos antigos e, depois que eles jogaram, todos disseram: "Droga, esse jogo me lembra dos dias em que eu folheava as mensagens de texto do meu parceiro." Se você não tem nada para fazer, baixe e experimente. De qualquer maneira, é grátis. Depois de jogar, podemos nos comunicar e ver quem é o verdadeiro “Sherlock Holmes Emocional”. Finalmente, não leve isso muito a sério ao jogar este jogo. Afinal, na realidade, algumas coisas não podem ser explicadas com clareza. É um conforto ter uma resposta no jogo. 😂