图片
Para ser sincero, sou um jogador veterano de 30 anos que costuma visitar apenas a área de hardware. É puramente acidental que eu poste aqui hoje. Mas como ninguém está discutindo esse jogo no fórum, não posso deixar de dizer algumas palavras. Deixe-me falar primeiro sobre o contexto. Tenho jogado jogos para celular desde a era Symbian, de Snake a Genshin Impact, então tenho uma palavra a dizer em jogos de simulação de negócios.
“SimCity: I Am the Mayor” é a versão do jogo para celular do clássico IP da EA. Ultrapassou 15,5 milhões de downloads em todo o mundo três semanas após seu lançamento e também liderou a lista no iOS por uma semana. Essa conquista é realmente algo no mercado de jogos para celular. Mas não podemos ser enganados pelos dados. Afinal, os jogadores de hoje são muito bons. Tenho que decidir se é divertido ou não.
Vamos falar sobre as vantagens primeiro. O que mais me surpreende neste jogo são os gráficos 3D, que não são o tipo de adesivos que enganam as pessoas. Se você aumentar o zoom, poderá ver cidadãos andando em pequenos parques, carros viajando na estrada e, quando as luzes da rua acendem à noite, os efeitos de luz e sombra são, para ser sincero, raros em plataformas móveis. Além disso, este jogo adicionou um sistema de expansão costeira. Você pode construir áreas comerciais ao longo da praia e construir arranha-céus enquanto contempla a vista para o mar. Jogadores veteranos compreenderão a sensação de realização de construir uma cidade costeira com as próprias mãos.
Depois, há o sistema de aeródromo, que pode mover pontos de referência como a Torre de Tóquio e a Torre Eiffel como decoração. Os chefes do ouro de criptônio podem construir diretamente uma cidade das maravilhas do mundo, e até mesmo um pequeno número de membros do partido de criptônio pode obter uma ou duas peças em um mês. Comparado com jogos semelhantes "City Island" e "Sim City Construction", este jogo tem muitos tipos de edifícios. Só os edifícios residenciais têm três estilos: moderno, europeu e asiático, sem falar nas pilhas de decorações de parques e instalações municipais.
É claro que as deficiências também devem ser discutidas. Em primeiro lugar, este jogo tem um limite estrito de nível de prefeito para a construção de edifícios de alto nível, ao contrário de “Dream Town”, onde você pode planejar livremente. Se quiser desbloquear um hospital, primeiro você deve aumentar a população para um determinado número, o que o obriga a ir para a área residencial sem cérebro. Aí a capacidade da mochila é muito pequena e o armazém fica sempre cheio. Olhando para o mapa cheio de recursos e não conseguindo coletá-los, é como passar três dias com fome e ver um bufê, mas não conseguir comer.
Vamos falar sobre a questão do ouro criptônio. O modelo de cobrança deste jogo é download gratuito e compra no aplicativo, que é o mesmo da maioria dos jogos semelhantes. Mas as compras no aplicativo são um pouco sutis. Embora você possa jogar sem gastar dinheiro, a velocidade de construção será bastante reduzida. Tentei compará-lo com o jogo ao lado "SimCity: Construction". Nosso jogo é relativamente mais cuidadoso na aceleração da construção, mas o cenário dos trabalhadores da construção civil é realmente uma tortura. Três trabalhadores vão se deitar após terminar o trabalho. Se você quiser construir mais, terá que esperar o tempo ou gastar dinheiro verde. Não estou me gabando, isso é realmente irritante.
Outro ponto do qual devo reclamar é que o sistema social neste jogo é basicamente inexistente. Você disse que eu, um jogador antigo, queria encontrar um senso de comunidade de jogadores no jogo, mas no final só consegui ver as capturas de tela das cidades de outras pessoas na tabela de classificação. Comparadas com a versão para PC do “SimCity 5”, as funções sociais são simplesmente um retrocesso. Mas pensando nisso de outra perspectiva, a EA pode trazer esse IP para telefones celulares e ainda manter a jogabilidade básica de construção de cidades, que já é muito boa.
Vamos compará-lo horizontalmente com jogos semelhantes. "Dream Town" concentra-se na agricultura e na interação social leve, "Volcano Island" concentra-se na coleta de combate e "SimCity: I Am the Mayor" concentra-se mais no planejamento urbano puro. Seu maior diferencial é a marca dourada da EA e o motor 3D. Sua maior deficiência é que a orientação para iniciantes é muito difícil. Durante minha primeira semana de jogo, havia vários sistemas que eu não tinha ideia do que estavam fazendo, então tive que descobri-los sozinho.
Para ser honesto, no mercado atual de jogos para celular, é fácil comprar cartas e roubar materiais. É raro encontrar um jogo que consiga construir uma cidade silenciosamente. Embora "SimCity: I Am the Mayor" não seja uma obra-prima, pelo menos permite que eu, um jogador antigo, encontre a sensação de usar o mouse na frente do computador para pavimentar estradas e conectar canos de água aos poucos. Esse tipo de felicidade pura e autossuficiente é realmente rara no jogo de fast food de hoje.
Finalmente, deixe-me resumir. Se você é um jogador hardcore que busca um gerenciamento aprofundado, este jogo pode não satisfazê-lo. Sua profundidade estratégica é muito pior do que a da plataforma de PC. Mas se você está procurando um jogo de construção de cidades com belos gráficos e ritmo moderado para passar o tempo livre no seu celular, vale a pena tentar este jogo. Sem me gabar, é mesmo o primeiro escalão do mesmo gênero, mas é preciso estar mentalmente preparado para as rotinas operacionais da EA. Ok, é isso, vou construir os esgotos da nova cidade. 💪🏙️