图片
Deixe-me esclarecer primeiro, este jogo ainda é um jogo online em essência, mesmo que seja anunciado como “OL”, mesmo que agora tenha uma versão offline com um forte sabor independente. Mas hoje não estou aqui para me gabar de como isso é divertido. Estou aqui para falar sobre o que este jogo me lembra, a diferença mais fundamental entre jogos independentes e jogos online.
Quando joguei a versão original de “Dream Westward Journey” no site 4399, parecia tão puro. Não há entrada de recarga, nenhum canal mundial, nenhum check-in diário, apenas um personagem e uma arma, cortando todo o caminho de Nantianmen ao Palácio Lingxiao. Se você morrer, você pode começar de novo. Se o seu equipamento explodir, você ficará feliz por muito tempo. Não havia "OL" naquela época, era apenas um jogo pequeno, mas o feedback de crescimento para um jogador - fiquei mais forte porque adquiri materiais suficientes, pratiquei meu posicionamento e descobri os padrões de tiro do BOSS - foi realmente sólido.
E essa versão OL agora? Há mais habilidades, equipamentos deslumbrantes e masmorras de equipe, arenas e batalhas de guildas estão incluídas. A imagem está mais refinada, mas a sensação de concentração de “passar o nível sozinho” desapareceu. Se você não ganhar dinheiro, terá que se preocupar com isso. Depois disso, você tem que olhar para os chefes V15 no ranking. Um conjunto de habilidades irá nocauteá-lo e então perguntar: “É isso?”
Entendo, é um jogo online e tem uma lógica própria de sobrevivência. Mas não posso deixar de pensar: quão divertido seria se "Dream Westward Journey" fosse transformado em um jogo puramente independente, removendo a interação social, removendo recargas, removendo tarefas diárias e mantendo o ciclo central de "selecionar habilidades, equipar equipamentos, combater BOSS"? Assim como em “Dead Cells”, se você morrer, terá que recomeçar. Você tem que explorar por conta própria cada vez que constrói e, cada vez que passa de nível, você terá uma verdadeira sensação de realização.
Infelizmente, atualmente existem poucos fabricantes dispostos a fabricar produtos puramente independentes. É ainda mais impossível para o 4399, que começou como um jogo web, porque o que eles querem é taxa online e taxa de pagamento. Portanto, “Dream Westward Journey OL” se tornou um monstro de sutura: tem a pele emocional de um jogo independente, mas em sua essência trata-se de cálculos de jogos online. Se você ainda não jogou o jogo original, pode pensar que está tudo bem ao entrar nele. Afinal, a sensação de combate é boa em jogos mobile. Se você é um jogador antigo, depois de dois minutos de jogo saberá que o sonho de vencer confiando na operação já se foi.
Sem se gabar, este jogo pode ser usado como um passatempo nostálgico leve, e a história principal pode ser concluída com zero krypton, mas você tem que suportar vários pontos vermelhos, pop-ups de recarga na primeira vez e pacotes de presentes por tempo limitado. Se você realmente deseja experimentar uma Westward Journey pura e independente, é melhor jogar o remake de "Diablo 2" ou simplesmente lançar a versão web do "Dream Westward Journey" original, bloquear a Internet e jogar seu próprio jogo.
A diferença entre jogos independentes e jogos online, para ser franco, é a diferença entre “Quero me tornar mais forte para mim mesmo” e “Quero ser mais forte que os outros”. Uma é competir consigo mesmo e a outra é comparar com os outros. Quanto mais você brincar com o primeiro, mais se sentirá à vontade, enquanto quanto mais brincar com o último, mais se sentirá vazio.
"Dream Westward Journey OL" obviamente pertence a este último. Não é uma porcaria, mas também não foge aos clichês dos jogos online nacionais. Se você não se importa com essas coisas e só quer encontrar um jogo para celular para jogar, ele passa no teste; se você é como eu e segue a intenção original de jogar um jogo single-player, sugiro que diminua suas expectativas ou simplesmente não toque na skin "OL".
De qualquer forma, desinstalei o jogo, reabri a versão web, usei modificadores para ajustar os atributos ao máximo, finalizei todos os chefes silenciosamente sozinho e fechei a página web, me sentindo confortável. 😌